Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
DIA DAS MÃES
7 de maio de 2010

Professora Neka Machado, a “mãezona” da Famecos

Por Bruna Martins e Pedro Trindade
Neka Machado é a mãezona da Famecos

Neka Machado é a mãezona da Famecos

Na semana que antecede a comemoração do Dia das Mães, o Núcleo de Assessoria de Comunicação do Espaço Experiência foi atrás daquela que é carinhosamente considerada a mãezona dos alunos. Neka Machado, professora de Relações Públicas da Famecos há mais de 20 anos, está sempre com um sorriso no rosto. E se for preciso, “para o que está fazendo só para nos atender”, diz o aluno Adriano Molski.

Mas engana-se quem pensa que a professora não dá uns bons puxões de orelha. “Na hora do trabalho ela é bem severa, sempre nos cobra muito. Mas ainda assim, não perde seu tradicional bom humor”, comenta Felipe Teixeira do Núcleo de Eventos do Espaço. As estudantes Victoria Baldo e Mariana Muniz veem em Neka alguém que sempre enxerga o lado bom das pessoas. Uriel Ricachenevsky concorda: “Ela foi muito importante para mim, principalmente no início da faculdade. Estava sempre ao meu lado. Talvez ela não saiba a importância que tem”.

E não são só os alunos que têm admiração e carinho por Neka. O funcionário Rodrigo Rodrigues, da Famecos, nos contou como é trabalhar diariamente com a professora. “É uma pessoa que levanta o astral de todos. Sempre ocupada, abraça um, atende outro, o que dificulta quando queremos falar com ela”, brinca.

Neka levava jeito em ensinar e ajudar aos outros desde criança. “Minha família conta que sempre fui metidinha a professora. Se eu via as crianças do meu bairro com dificuldades, eu as chamava para minha casa e montava uma escolinha.” A coordenadora do Núcleo de Eventos se autoavalia muito mais como uma educadora do que como uma professora: “Meu aluno é muito importante. Ele não é apenas um número de matrícula. Acredito não existir educação sem afeto e sem reconhecimento, nem relação sem troca”. É essa mistura entre a solidariedade e a seriedade que faz dessa mãezona uma pessoa muito especial!

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org