Na semana que antecede a comemoração do Dia das Mães, o Núcleo de Assessoria de Comunicação do Espaço Experiência foi atrás daquela que é carinhosamente considerada a mãezona dos alunos. Neka Machado, professora de Relações Públicas da Famecos há mais de 20 anos, está sempre com um sorriso no rosto. E se for preciso, “para o que está fazendo só para nos atender”, diz o aluno Adriano Molski.
Mas engana-se quem pensa que a professora não dá uns bons puxões de orelha. “Na hora do trabalho ela é bem severa, sempre nos cobra muito. Mas ainda assim, não perde seu tradicional bom humor”, comenta Felipe Teixeira do Núcleo de Eventos do Espaço. As estudantes Victoria Baldo e Mariana Muniz veem em Neka alguém que sempre enxerga o lado bom das pessoas. Uriel Ricachenevsky concorda: “Ela foi muito importante para mim, principalmente no início da faculdade. Estava sempre ao meu lado. Talvez ela não saiba a importância que tem”.
E não são só os alunos que têm admiração e carinho por Neka. O funcionário Rodrigo Rodrigues, da Famecos, nos contou como é trabalhar diariamente com a professora. “É uma pessoa que levanta o astral de todos. Sempre ocupada, abraça um, atende outro, o que dificulta quando queremos falar com ela”, brinca.
Neka levava jeito em ensinar e ajudar aos outros desde criança. “Minha família conta que sempre fui metidinha a professora. Se eu via as crianças do meu bairro com dificuldades, eu as chamava para minha casa e montava uma escolinha.” A coordenadora do Núcleo de Eventos se autoavalia muito mais como uma educadora do que como uma professora: “Meu aluno é muito importante. Ele não é apenas um número de matrícula. Acredito não existir educação sem afeto e sem reconhecimento, nem relação sem troca”. É essa mistura entre a solidariedade e a seriedade que faz dessa mãezona uma pessoa muito especial!