Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERCÂMBIO
21 de março de 2012

Professoras de RRPP fortalecem relações com universidades da Europa

Por Júlia Lewgoy
Cláudia, Ana e Silvana trocaram experiências com colegas europeias (Foto: divulgação)

Cláudia, Ana e Silvana trocaram experiências com colegas europeias (Foto: divulgação)

Troca de rotinas de sala de aula, mobilidade acadêmica, pesquisas, metodologias e temáticas em Relações Públicas foram algumas das experiências que as docentes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Ana Steffen, Cláudia Moura e Silvana Sandini vivenciaram em Portugal e na França em fevereiro. Após visita institucional a nove universidades, as professoras deram andamento a projetos de parceria. “Conseguimos além do que esperávamos”, acredita Cláudia, coordenadora do curso de RRPP.

A riqueza da experiência se deve, principalmente, às diferenças de visão da área. Segundo as professoras, enquanto os europeus dão ênfase à mídia, no Brasil o foco está no relacionamento com o público. “Nós, aqui, estamos mais preocupados em atender as demandas do mercado”, afirma Ana. Elas acreditam que a viagem à Europa ocorreu em um momento favorável à area de RRPP em função da crise econômica. “Eles têm a demanda, mas não têm a solução”, analisa Silvana.

Como exemplo, as relações-públicas apontam o encantamento dos profissionais da Universidade de Coimbra e da Nova de Lisboa com a especialização em gestão de crise de imagem, oferecida pela Famecos. “Estamos nos antecipando a uma tendência”, aponta Silvana. “Eles ficaram encantados com o nosso curso.”

Com a Universidade Católica Portuguesa, formou-se uma parceria para a disciplina de Teoria de Públicos em Relações Públicas, oferecida em ambos os cursos. Segundo Ana, que ministra a cadeira na Famecos, ainda em 2012 os alunos terão aulas compartilhadas no Skype, mapeando o público de organizações estrangeiras. Também os pesquisadores Guy Lochard, da Universidade Sorbonne Nouvelle, e Moisés Martins, da Universidade do Minho, aceitaram o convite para vir à Famecos em 2013.

Na França, as professoras famequianas estiveram presentes como ouvintes da reunião de pauta da Revista Hermès, presidida pelo sociólogo francês Dominique Wolton. Na Sorbonne Nouvelle, notaram interesse no processo de internacionalização do curso de RRPP da Famecos.

Desde o início de 2011, o curso tem como eixo três principais pilares: o relacionamento internacional, digital e humanizado. A viagem integra a diretriz do relcionamento humanizado: “Tentamos tornar essa ideia uma prática”, afirma Cláudia.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org