Troca de rotinas de sala de aula, mobilidade acadêmica, pesquisas, metodologias e temáticas em Relações Públicas foram algumas das experiências que as docentes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Ana Steffen, Cláudia Moura e Silvana Sandini vivenciaram em Portugal e na França em fevereiro. Após visita institucional a nove universidades, as professoras deram andamento a projetos de parceria. “Conseguimos além do que esperávamos”, acredita Cláudia, coordenadora do curso de RRPP.
A riqueza da experiência se deve, principalmente, às diferenças de visão da área. Segundo as professoras, enquanto os europeus dão ênfase à mídia, no Brasil o foco está no relacionamento com o público. “Nós, aqui, estamos mais preocupados em atender as demandas do mercado”, afirma Ana. Elas acreditam que a viagem à Europa ocorreu em um momento favorável à area de RRPP em função da crise econômica. “Eles têm a demanda, mas não têm a solução”, analisa Silvana.
Como exemplo, as relações-públicas apontam o encantamento dos profissionais da Universidade de Coimbra e da Nova de Lisboa com a especialização em gestão de crise de imagem, oferecida pela Famecos. “Estamos nos antecipando a uma tendência”, aponta Silvana. “Eles ficaram encantados com o nosso curso.”
Com a Universidade Católica Portuguesa, formou-se uma parceria para a disciplina de Teoria de Públicos em Relações Públicas, oferecida em ambos os cursos. Segundo Ana, que ministra a cadeira na Famecos, ainda em 2012 os alunos terão aulas compartilhadas no Skype, mapeando o público de organizações estrangeiras. Também os pesquisadores Guy Lochard, da Universidade Sorbonne Nouvelle, e Moisés Martins, da Universidade do Minho, aceitaram o convite para vir à Famecos em 2013.
Na França, as professoras famequianas estiveram presentes como ouvintes da reunião de pauta da Revista Hermès, presidida pelo sociólogo francês Dominique Wolton. Na Sorbonne Nouvelle, notaram interesse no processo de internacionalização do curso de RRPP da Famecos.
Desde o início de 2011, o curso tem como eixo três principais pilares: o relacionamento internacional, digital e humanizado. A viagem integra a diretriz do relcionamento humanizado: “Tentamos tornar essa ideia uma prática”, afirma Cláudia.