A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS será representada por 19 professores e mais de 50 alunos de pós-graduação no 10˚ Encontro Nacional de História da Mídia. O evento acontece de 3 a 5 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é organizado pela Associação de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). Os estudantes e docentes apresentam seus trabalhos de pesquisa com base no tema A Memória na Era Digital. Além da temática central, outros três tópicos são abordados: os 30 anos de redemocratização no Brasil, os dez anos dos congressos da Alcar e a entrevista na pesquisa histórica, a partir de seus princípios teóricos e metodológicos.
O evento conta com oito grupos temáticos (GTs), entre eles a História do Jornalismo e a História da Mídia Impressa. Os professores da Famecos que apresentam seus trabalhos são: Antônio Hohlfeldt, Beatriz Dornelles, Carlos Gerbase, Cláudia Peixoto de Moura, Cristiane Finger, Cristiane Mafacioli, Danusa Oliveira, Doris Fagundes Haussen, Fábian Chelkanoff, Juan Domingues, Juliana Tonin, Juremir Machado da Silva, Karen Sica, Luciano Klöckner, Márcia Christofoli, Paula Puhl, Roberto José Ramos, Silvana Sandini e Vinicius Mano.
A professora e coordenadora do Espaço Experiência da Famecos, Paula Puhl, afirma que os trabalhos científicos são uma forma de os docentes continuarem a pesquisar e a participar de discussões sobre temas relacionados à mídia. “A Alcar proporciona o compartilhamento de estudos entre os professores”, comenta Paula. A coordenadora apresentará três trabalhos no evento, dois como orientadora de ex-alunas da faculdade e um produzido com Nelson Todt, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid) da PUCRS, Fábian Chelkanoff, coordenador do Curso de Jornalismo da Famecos, e Vinicius Mano, professor da faculdade, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS.
O trabalho Jogos Olímpicos de 2016: a celebração do “viver junto” nos filmes feitos para a candidatura do Rio de Janeiro estuda os elementos da identidade nacional das peças produzidas pela produtora O2 Filmes. “Outro ponto interessante é o levantamento da relação dos jogos olímpicos com a tecnologia”, destaca. A professora Karen Sica apresentará o estudo O resgate da memória em apps de notícia. O objetivo é entender como as notícias estão presentes nos dispositivos móveis. “Na web, a memória fica arquivada, mas no celular ela se perde. Não há ferramenta de busca para conteúdos antigos”, explica Karen.