Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
12 de junho de 2017

Professores da Famecos assumem a direção da ARI

Luiz Adolfo e Cristiane Finger integram a gestão da Associação Riograndense de Imprensa
Por Janaina Rauber

Na última segunda-feira (5), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) elegeu a nova chapa para comandar a entidade. Luiz Adolfo Lino de Souza, Ciro Castilhos Machado e Cristiane Finger se tornaram presidente, 1˚ vice e 2ª vice, respectivamente. Durante a votação, 40 sócios compareceram à sede. Com unanimidade, eles foram escolhidos para comandar pelo triênio de 2017/2020. A cerimônia de posse ocorreu nesse sábado (10), às 11h.

 

(Karoline Denardin)

Luiz Adolfo Lino de Souza (Foto: Karoline Denardin)

Fundada em 1935, a ARI sempre esteve ao lado do jornalista e na defesa do exercício da profissão. O escritor e jornalista Erico Veríssimo foi o primeiro presidente da instituição. Depois disso, ilustres nomes passaram por esse cargo, como Alberto André, que permaneceu à frente da entidade por 34 anos e Antônio Gonzalez, que era na época o diretor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Associado há mais de 30 anos da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza conta que é uma honra ser o novo presidente e que os nomes citados também foram estímulo de uma grande motivação. Ele conta também que presidir essa associação é uma oportunidade de continuar esse trabalho que teve a inspiração de mestres para inúmeros nomes do jornalismo gaúcho.

O presidente afirma que pretende traçar projetos para melhorar a gestão e aproximar a associação de seus sócios. Depois disso, quer desenvolver ações em cada diretoria para aumentar o número de associados. A ARI vai estar ao lado na defesa dos principais temas contemporâneos. “Acredito que o jornalismo pode contribuir decisivamente para colaborar com a sociedade e enfrentar seus problemas, especificamente, pelo despudor de ações que prejudicam a convivência entre sociedade”, afirma. Luiz de Souza pretende fazer com que a entidade contribua e facilite a valorização da atividade do jornalista e o papel da imprensa livre. “Apenas com a valorização do papel do jornalista, podemos auxiliar a imprensa e seus veículos a enfrentar os obstáculos de uma sociedade que vive uma revolução tecnológica na comunicação. O papel de um jornalista responsável é fundamental para a missão do jornalismo em uma sociedade democrática”, conclui.

 

 

 

(Foto: Bruno Todeschini)

Cristiane Finger (Foto: Bruno Todeschini)

Cristiane Finger, professora da Famecos, assumiu a 2ª vice-presidência da Associação. Ela relata que além da honra de estar na chapa de uma entidade tão importante para os jornalistas, está feliz por representar a primeira mulher na gestão. “Eu não acho que uma mulher tem que conquistar alguma coisa por ser mulher, mas nada pode ser proibido a ela por ser mulher”, observa a jornalista sobre seu novo cargo. Na nova chapa, existe ela e mais 10 mulheres. “As pessoas se deram conta de que era necessário uma representatividade feminina”. Ela conta que apesar de a mulher já ter conquistado muito espaço, ainda existem grandes desafios. Cristiane relata que sua sobrinha de 18 anos disse uma frase que a marcou e que concorda quando assumiu a vice-presidência: “quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede”. Ela diz que as mulheres não precisam entrar em guerra para ocupar os espaços que são naturais e que merecem.

Sobre a ARI, a 2ª vice afirma que é uma instituição que carrega um carinho e uma tradição da categoria. Ela pretende, junto com Luiz,  dar um sopro de vitalidade, buscando mais estudantes e recém formados e promover debates, como o de gêneros. “Temos que manter essa tradição que a ARI tem, mas renovar e estar mais presente na vida dos associados”. Apesar do desafio, ela afirma estar pronta. “Em um mercado que é difícil, vamos ver o que a gente consegue fazer em conjunto não é?”, completa esperançosa.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org