Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
17 de setembro de 2015

Professores da Famecos estão entre os melhores do Sul

Fábian Chelkanoff, Marques Leonam e Neka Machado são selecionados pelo Portal IMPRENSA
Por Nicolle Timm
Foto: Divulgação

Projeto Professor IMPRENSA recebeu mais de 500 nomes de professores indicados por alunos (Foto: Divulgação)

Três professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS estão entre os cinco indicados por estudantes universitários da Região Sul como os melhores docentes de Comunicação do Brasil. O projeto Professor IMPRENSA, do Portal IMPRENSA, apontou os docentes Fábian Chelkanoff, Marques Leonam e Neka Machado, como aqueles de reconhecida eficácia em seus métodos de ensino. O portal recebeu 231 nomes e os indicados de cada região receberam um certificado digital. Chelkanoff foi o mais votado da Região Sul e integra os cinco melhores docentes de Comunicação do Brasil. Ele participará como fonte de uma matéria especial da Revista IMPRENSA na edição de outubro e terá seu perfil publicado no site.

Com lágrimas nos olhos e um grande sorriso, Neka se emocionou ao falar da conquista. Ela garante que o choro é de felicidade. Quando recebeu a notícia, confessa que foi uma surpresa, pois não sabia da existência do projeto Professor IMPRENSA. “Fiquei muito feliz, me sentindo honrada e, ao mesmo tempo, responsável. Se sou assim, é em função dessa relação que tenho com os alunos. São eles que nos fazem”. Neka explica que esse sentimento é também por dividir esse título com outros dois professores importantes para ela, pois Chelkanoff foi seu aluno e Leonam, seu professor.

Seu método de ensino varia conforme a disciplina que leciona, mas em todas busca ouvir os alunos, dos mais salientes aos mais discretos. Ela acredita que o resultado de três professores da Famecos estarem entre os cinco melhores do Sul se deve à espontaneidade do corpo docente da Faculdade. “Esse jeito perturbador e inquieto que temos faz a formação ser diferente. É isso que nos traduz”. Para Neka, o mais importante é ter uma postura que não seja somente conteudista, mas que também tenha cuidado com as relações entre alunos e professores que a educação exige. Aos estudantes que a indicaram para o projeto, ela agradece emocionada. “Espero que tenham a possibilidade e a felicidade de serem agraciados nas suas escolhas, porque isso é muito bom”.

É falando sem parar que Chelkanoff demonstra a alegria de estar entre os cinco melhores do Sul e do país. “Ser o primeiro em um grupo que tem Leonam e Neka é um orgulho, uma felicidade e uma imensa responsabilidade. Eles foram dois professores que me inspiraram”. Ele conta que foi um espanto receber a informação, porque não esperava esse resultado. Explica que ter a possibilidade de os estudantes falarem sobre seus docentes é muito bom. “Estamos passando por uma fase de dúvidas no ensino, no jornalismo e na profissão. Isso dá a sensação de que estamos no caminho certo”. O professor e coordenador do curso de Jornalismo da Famecos atribui o resultado ao corpo docente e às características da Faculdade, que tem liberdade, respeito e carinho que extrapolam a sala de aula. “Estou em nome de todos”.

Chelkanoff confessa que ficou preocupado com o título, porque traz muito mais responsabilidade a ele, apesar de ser uma alegria. “É uma honra, mas também é uma carta dizendo ‘tu precisa fazer mais’. O que eu gosto, pois o desafio é importante. Sem ele, não me movo”. Ele afirma que uma das suas características como professor é ter muito respeito pela individualidade dos alunos. “Não sei se isso é um método de ensino, mas é como entro na sala de aula”. Chelkanoff agradece aos estudantes que votaram nele e convida-os para voltarem sempre à Famecos. “Muito obrigado. Vocês são loucos! Digo aos alunos quando eles se formam que eu agradeço pela confiança, porque jogam o futuro deles nas nossas mãos”.

Apesar de ter se aposentado em julho deste ano, o nome de Leonam continua circulando entre os alunos da Famecos. Com 33 anos e meio trabalhando na Faculdade, os estudantes que tiveram o privilégio de assistir às suas aulas garantiram que ele estivesse entre os cinco melhores docentes da Região Sul. Grandes elogios compõem o depoimento publicado no Portal IMPRENSA sobre o professor: “Além de ensinar as técnicas do jornalismo de forma magistral, Leonam inspira profissionais para que sejam repórteres, sintam o cheiro da rua e saibam qual é o seu papel social”. Para conferir sua trajetória e seus planos para o futuro, basta acessar a matéria  “O avesso de Manoel”, de Juan Domingues, publicada no Portal Eu sou Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org