Os professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Cristiane Finger e Antonio Hohlfeldt, integram o Comitê de Ética do Sindicato dos Jornalistas. Ambos acreditam que a importância da existência desse Comitê está na sua intenção de garantir que a profissão esteja a serviço do público e na possibilidade de discutir questões da categoria.
Os jornalistas defendem que a melhor forma de passar aos estudantes de jornalismo fundamentos da ética é através de exemplos práticos. Hohlfeltdt, que faz parte do comitê há três anos, comenta a necessidade de pensar no jornalismo não como técnica, mas considerá-lo uma atividade social, com ampla repercussão ética e política.
Finger, estreante na equipe, que foi coordenadora do curso de Jornalismo da Famecos durante cinco anos, fala que a melhor forma de ser ético na profissão “é nunca perder de vista para quem trabalhamos. Se pensarmos sempre no público e não na empresa, nos colegas, nos chefes ou na concorrência, temos grande chances de acertar”.