Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
15 de junho de 2015

Professores da Famecos ministram oficinas

Atividades fazem parte da programação do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação
Por Nicolle Timm
Foto: Natalia Lavratti/Famecos/PUCRS

Oficinas aconteceram na sexta-feira (12) à tarde, na Famecos. (Foto: Natalia Lavratti/Famecos/PUCRS)

Na sexta-feira (12), a programação do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação contou com cinco oficinas. Três delas foram ministradas pelos professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduardo Seidl, Fábio Canatta e Marcelo Träsel. Vânia Beatriz Vasconcelos, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Carlos Lima, coordenador do programa Nas Ondas do Rádio (Semesp), foram os responsáveis pelas outras duas.

As atividades aconteceram das 13h30min às 17h15min, na Famecos. Os temas abordados foram a produção coletiva de videoclipes ambientais como prática educomunicativa, a inserção de rádio na escola, vídeo, fotografia e redes sociais.

Seidl ministrou a oficina de Fotografia, na qual propôs três exercícios para verificação das características necessárias à área. Um deles trabalhou com o Pinholoscópio, câmera artesanal que possibilita ver a projeção da foto. Nos outros, o professor instruiu sobre a trajetória da luz e o enquadramento. Ao longo da atividade, os participantes se envolveram e fotografaram os colegas. Além disso, tiraram um retrato coletivo com a câmera artesanal Pinhole e todas as fotos serão compartilhadas em um grupo no Facebook.

Na oficina de vídeo, desenvolvida por Canatta, foram abordados o enquadramento, a captação e o movimento de câmera. Outros tópicos foram o áudio, a luz e o roteiro. Canatta tratou sobre a decupagem de material e ensinou como editar vídeos. O professor sugeriu programas gratuitos que auxiliam na edição, como o Gimp e o Lightworks.

Träsel, que apresentou a oficina de Redes Sociais, levantou questões sobre direitos autorais e exposição. Ele também explicou como usar as redes sociais a favor da escola e o problema da invasão de privacidade. O professor falou sobre os cuidados com a proporção que determinadas situações podem ter ao serem veiculadas na internet e afirmou que é preciso instruir e alertar os alunos sobre os riscos.

Vânia foi a responsável pela oficina de Produção Coletiva de Videoclipes Ambientais como Prática Educomunicativa, que teve como um dos objetivos promover a interação e sensibilizar os participantes para questões ambientais amazônicas. “Espero que comunicadores interessados em desenvolver produção audiovisual possam adotar a metodologia como um referencial para as suas atividades”, afirmou. Além de comentar o processo de elaboração, a pesquisadora mostrou videoclipes para inspirar a criatividade dos participantes.

A atividade de Produção de Rádio na Escola foi apresentada por Lima, que explicou como desenvolver o projeto com poucos recursos. Ele falou sobre a importância de dar espaço para que o aluno possa se expressar e sobre a responsabilidade do professor ao ter cuidado para que isso não dê margem para casos de bullying. Ele esclareceu como usar outras tecnologias e quais delas são de fácil acesso, citando aplicativos para celular e alternativas até para o microfone.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org