Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO E SAÚDE
20 de abril de 2012

Professores da Famecos participam de seminário

Por Eduardo Deconto
Mesa de debates no seminário (Foto: Danielle Bond)

Mesa de debates no seminário (Foto: Danielle Bond)

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre promoveu, nesta quarta-feira (19), o ciclo de discussões do Primeiro Seminário de Comunicação em Saúde. O evento, realizado no Hotel Coral Tower, contou com a participação dos professores Vinícius Mano e Susana Azevedo, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Sob o slogan Construindo novas estratégias em resposta a epidemia de HIV/Aids, o seminário teve a participação de profissionais das áreas de gestão, comunicação e saúde, como objetivo de construir novas estratégias e visões para campanhas publicitárias sobre o tema, instigando práticas inovadoras no combate a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e o preconceito.

Um dos assuntos analisados pelos debatedores foi o uso da psicologia e da educação nas campanhas publicitárias sobre o HIV. A discussão abordou a importância de se realizar uma pesquisa aprofundada sobre os diversos públicos afetados para elaborar uma campanha publicitária. “Devemos  conhecer o sentimento vivenciado nas situações. As campanhas se baseiam na informação superficial, não no conhecimento” ponderou Susana. A professora atentou, também, para a dificuldade de atrair as pessoas para enxergar a realidade que as cerca. “As pessoas não querem enxergar a realidade. Procuram o que lhes agrada e não a reflexão do que as cerca”.

Outro tópico bastante debatido foram as peças publicitárias segmentadas. “Há a necessidade de um grupo criar um canal de comunicação. É um exercício muito importante”, afirmou o professor Vinícius Mano. Dentro deste contexto, foi apresentada a Campanha Travestis, que consiste em uma oficina realizada com objetivo de estimular a produção de material publicitário para a conscientização da população e a inserção social deste segmento específico.

Os debates foram encerrados com uma análise sobre a comunicação e a linguagem utilizada nas campanhas sobre a área de saúde. A percepção  comum entre os participantes é que as peças publicitárias carecem de unidade de informação e é necessário que se tenha certa experiência sobre o assunto na hora de elaborar o briefing para que se possa tocar o emocional do público.

O seminário prosseguiu nesta sexta-feira (20), com a apresentação da síntese dos debates do dia anterior e a formação de grupos de trabalho, que irão discutir possibilidades de intervenção junto a dois públicos específicos: homossexuais e portadores do vírus HIV/Aids.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org