Entre os dias 12 e 14 de junho, dois professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS participaram do 68th World News Media Congress, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). O evento aconteceu em Cartagena das Índias, na Colômbia. Os professores André Pase e Eduardo Pellanda apresentaram o Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática (Ubilab) da PUCRS.
O Ubilab é procedente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Famecos e coordenado pelo professor Pellanda. É um laboratório de pesquisas em que se investiga novas alternativas para a comunicação, indo além do computador pessoal. Nos projetos desenvolvidos sempre está envolvida a ubiquidade da informação e mobilidade, além de contar com a parceria de agências, instituições e empresas de fomento à pesquisa.
Pellanda, que participou pela terceira vez do Congresso que debate o futuro do jornalismo e dos meios de comunicação, destaca que foi importante participar e ver que o Ubilab é considerado um dos laboratórios que mais inovam no mundo, sendo o único da América Latina no mapa . “O laboratório está no sexto ano e é um espaço para fazer pesquisa de ponta aplicada, demonstrando que a inovação deve vir, também, de dentro de grandes laboratórios”.
Segundo Pase, o evento foi positivo, pois ele passou a notar evoluções e percebeu que as pesquisas do Ubilab não estão menos avançadas quanto o resto do mundo. “Participar do Congresso foi um momento de acertar a confiança e, quando você começa a apresentar o laboratório e estar nesses lugares, novos convites surgem”, finaliza o professor.
Para saber mais sobre o Ubilab acesse o site.