Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
LIVROS
1 de outubro de 2012

Professores da Famecos são indicados ao Prêmio Jabuti

Por Rodrigo Mello

(Foto: Divulgação)

As professoras da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Dóris Haussen e Mágda Cunha contribuiram – junto com outros autores – com artigos para o livro 70 Anos de Radiojornalismo no Brasil – 1941-2011, finalista na categoria Comunicação em um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira: o Prêmio Jabuti. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos, Juremir Machado da Silva, também é finalista, mas na categoria Reportagem, com a obra Um escritor no fim do mundo – Viagem com Michel Houellebecq à Patagônia.

Publicado pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e organizado pela professora Sônia Virgínia Moreira, o livro de rádio é fruto de um trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Com 22 textos, a obra reflete sobre os 70 anos do radiojornalismo brasileiro, inaugurado com o Repórter Esso. Os artigos  são dividos em quatro seções, onde os autores abordam momentos distintos do jornalismo radiofônico.

A segunda seção, com o título A notícia, a reportagem, o repórter de rádio, traz o artigo da professora Dóris sobre a circulação da informação em emissoras de rádio no Brasil, na Argentina e no Uruguai. “O texto é resultado de uma pesquisa comparativa feita por mim sobre as diferenças de programação e as formas como a informação é abordada em rádios nesses países”, diz Dóris. A terceira parte do livro, Linguagens e públicos do rádio e do radiojornalismo, traz o artigo da professora Mágda Cunha, no qual ela analisa o papel do ouvinte no rádio.

Na categoria Reportagem, Juremir Machado da Silva foi indicado pela obra Um escritor no fim do mundo – Viagem com Michel Houellebecq à Patagônia, em que relata a viagem feita com o autor francês à Patagônia no fim de 2007. “Uma reflexão profunda, embora leve, irônica e divertida sobre o ato de escrever o sentido da vida e a diferença entre pinguins e lobos-marinhos”, comenta Juremir sobre a obra.

O Prêmio Jabuti contempla 29 categorias envolvidas com a Literatura Brasileira. A apuração da segunda fase da 54ª edição do prêmio será realizada no dia 18 de outubro. A cerimônia de premiação ocorre dia 28 de novembro, em São Paulo.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org