Passado os 10 anos do maior atentado da história, os ataques de 11 de setembro de 2001, a data foi tema de palestra na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, na tarde desta quinta-feira (22). Promovido pelo Grupo de Estudos de Ubiquidade Tecnológica (Ubitec) do PPGCOM da Famecos, “11 de setembro transmidiático: 10 anos depois” contou com o debate dos professores Jacques Wainberg, Maria Izabel Mallmann e Bruno Lima Rocha.
Tratando de vários vieses do acontecimento, Bruno Lima Rocha, professor de Ciências Políticas da Unisinos falou sobre a questão política antes e depois da data, sobre a eleição contestada de George W. Bush em 2000 e as guerras ocorridas no Afeganistão e Iraque, após o atentado. Maria Izabel Mallmann, professora de Ciências Políticas da PUCRS, destacou o poderio do setor privado. Professor de Comunicação da Famecos, Jacques Wainberg abordou o espetáculo midiático, onde o drama e a dor dos atingidos pelo atentado foram mais destacados que outros pontos, como o político. Pelos critérios de noticiabilidade, declarou que “a má notícia alimenta o jornalismo”.
Ao término, os presentes levantaram questões sobre a ideologia terrorista, bem como a falta de documentos independentes para relatar o fato e outros exemplos de atentados.