Jornalista e professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Antonio Hohlfeldt mediará o seminário da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promoverá no próximo dia 5 de dezembro, às 10h, na sede da entidade, na Avenida Borges de Medeiros. Diretrizes do Jornalismo atual, transformações da sociedade, desafios que a profissão enfrenta, censura e restrições circundam o tema central O Jornalismo de Nossa Época.
O convidado especial será o professor José Marques de Melo, uma das maiores autoridades no assunto no Brasil. Ele concederá palestra onde abordará “os fenômenos da comunicação de atualidades”. Marques de Melo é docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde foi o responsável pela implantação do Departamento de Jornalismo e Editoração, unidade que dirigiu durante vários anos. Atualmente, é tutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.
A mais recente marca do jornalista em nome da sua profissão foi presidir a Comissão de Especialistas, convocada pelo Ministério da Educação para propor mudanças curriculares nos cursos de Jornalismo. No dia 18/9, o relatório final foi entregue ao ministro Fernando Haddad, em Brasília. Segundo o presidente, a principal inovação do documento foi abolir a grade curricular mínima e obrigatória, dando às universidades a liberdade de levarem em conta peculiaridades do mercado de trabalho local em seus projetos pedagógicos.