Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
1 de setembro de 2016

Professores narram sua trajetória na Faculdade

Em comemoração aos 50 anos, docentes mais antigos falam de suas vivências do prédio 7
Por Janaina Rauber
Cleusa M. A. Scroferneker, professora da Famecos há 42 anos (Foto: Mariana Corrêa)

Cleusa M. A. Scroferneker, professora da Famecos há 42 anos (Foto: Mariana Corrêa)

Com 46 anos de vivência na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Cleusa Maria Andrade Scroferneker foi aluna e professora e viveu a maior parte de sua vida envolvida com a Faculdade. O primeiro contato, e início da trajetória na Famecos, aconteceu aos 17 anos, quando passou no vestibular de Comunicação e iniciou sua vida acadêmica. Após se formar em 1973, aos 20 anos, foi convidada a fazer parte da Faculdade de outro lado, trabalhando. Começou a lecionar muito jovem, com apenas 21 anos. Cleusa lembra o primeiro dia em sala de aula como professora. “A maioria dos meus alunos eram mais velhos que eu, e eu achava isso muito engraçado”, relembra sorridente. Durante sua trajetória, ela coleciona diferentes histórias, como a inauguração do lugar do prédio da Famecos, e a trata como uma vitória.

Com a frase “eu literalmente vivi a história da Famecos”, ela mostra a real importância do que foi construído nesses 50 anos. Atualmente, Cleusa leciona apenas para alunos do 2˚ e do 4˚ semestre do Curso de Relações Públicas, e em disciplinas do mestrado e doutorado. Com extremo carinho, ela considera a Famecos um marco e acredita que essa história significa como tudo deu certo. Através da citação “quando se acostuma com o 1˚ lugar, não quer ficar no 2˚”, Cleusa deseja que os próximos 50 anos sejam sempre de vitória, como de sua carreira.

Fernando Azevedo conta sua trajetória de mais de 30 anos na Famecos (Foto: Mariana Corrêa)

r Fernando Azevedo conta sua trajetória de mais de 30 anos na Famecos (Foto: Mariana Corrêa)

No ano de 1983, há 33 anos atrás, a Famecos recebeu Fernando Azevedo. Sempre com um sorriso no rosto, o antigo aluno foi convidado a trabalhar na Faculdade, dois anos depois de se formar. “Eu estava no saguão do prédio 7 e fui convidado para ficar no lugar de um professor. Ele fazia questão que fosse eu, fiquei muito contente, e foi uma honra”, fala Azevedo, relembrando um dos principais momentos de sua vida.

No início, trabalhava apenas na Agência Experimental, lugar que hoje é o Espaço Experiência. Em 1985 foi chamado pela coordenadora para lecionar, trabalhando realmente com sua área, a Publicidade.

Após mais de três décadas passando grande parte de seus dias no prédio 7, conta que o lugar proporcionou muita felicidade. “A quantidade de amigos que fiz não tem preço”, afirma. Para os próximos anos, deseja que a Faculdade continue evoluindo, sem perder a verdadeira identidade. Fernando Azevedo demonstra orgulho pelo local de trabalho. “Vivi a evolução por mais de 30 anos”. Logo depois, reforça seu sentimento. “Eu sempre presenciei um potencial inimaginável aqui”, reflete o docente.

 

Tibério anuncia aposentadoria depois de tantos anos  (Foto: Mariana Corrêa)

Tibério anuncia aposentadoria depois de tantos anos (Foto: Mariana Corrêa)

“Passei muito mais tempo da minha vida na Famecos do que fora dela”. Com essa frase, Tibério Vargas narra sua trajetória na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Como aluno e professor do Curso de Jornalismo, viveu 48 dos 50 anos de comemoração da Faculdade.

Docente desde 1977, Tibério trabalhou antes como assessor de imprensa, mas voltou para seu local de partida, “a menina dos olhos da PUCRS”, como define a Famecos. Com quase quatro décadas de trabalho e reconhecimento, ele a trata com afeição e orgulho. “Desde o início ela já tinha um prestígio muito grande, coisa que na época só acontecia com faculdades federais”, relembra.

Atualmente, o professor leciona para alunos da graduação do 4˚ e 6˚ semestres. O que deseja, e faz diariamente, é passar a ideia de que os estudantes devem se tornar únicos, pois ele acredita que apenas quem é diferente vai ter seu lugar nessa área. Com uma carreira de sucesso, Tibério Vargas anuncia que no fim deste semestre irá se aposentar. “Cumpri minha trajetória e quero sair enquanto sou respeitado”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org