Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
8 de dezembro de 2016

Professores se unem contra extinção da TVE e FM Cultura

Abaixo-assinado é proposto contra o pacote; TVE teve seu primeiro estúdio instalado na Famecos
Por Júlia Bueno
180MemoriaPonline_Foto6P

Estúdio de televisão da TVE na Famecos (Foto: Arquivo fotográfico/PUCRS)

Um pacote que tem como objetivo extinguir nove fundações públicas do Estado, dentre elas a Fundação Piratini – responsável pelas emissoras TVE e FM Cultura –, põe em risco o futuro da educação e da cultura local do Rio Grande do Sul. O Projeto de lei 246/2016, enviado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa e confirmado pelo governador José Ivo Sartori, barra os serviços fundamentais prestados para a cultura gaúcha, segundo o coordenador e professor de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Fábian Chelkanoff. Caso ocorra a extinção, 241 funcionários ligados à televisão e à rádio seriam desligados. Com custo de três reais ao ano para cada habitante do Estado, o que corresponde a 0,09% do orçamento, a Fundação Piratini, para o professor, não representa nada em termos de custos para a economia do Estado.

 

Abaixo-assinado

180MemoriaPonline_Foto8P

Filmagens aconteciam no pátio do prédio 7 (Foto: Arquivo fotográfico/PUCRS)

 

Para demonstrar a discordância com o fato, os professores do prédio 7 decidiram propor um abaixo-assinado como forma de protesto e apoio às emissoras. O coordenador explica que a Famecos tem a possibilidade de fornecer novas formas de financiamento, com a finalidade de manter o direito a comunicação pública e encontrar alternativas para incentivar a produção jornalística. Ainda menciona o Ubilab – localizado no Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) –, espaço de pesquisa acadêmica que conecta referências de base teórica com a aplicação prática, como uma maneira de solucionar, ou ao menos colaborar, com a permanência da Fundação. “A educação e a cultura são a base daquela estrutura”, acrescenta.

 

A TVE e a Famecos

 

180MemoriaPonline_Foto7P

Estúdios de TV e rádio eram localizados no térreo, ao lado da assessoria de comunicação da PUCRS (Foto: Arquivo fotográfico/PUCRS)

Tanto o canal de transmissão em televisão aberta, quanto o prédio em que o primeiro estúdio foi instalado eram identificados pelo número 7. A programação era basicamente educativa, com ampla participação de professores, e com uma estrutura física reduzida, além do baixo número de funcionários. Em 1980, o crescimento da emissora e um incêndio na Faculdade levaram a uma troca de endereço: ela passou a ocupar o prédio da extinta TV Piratini no Morro Santa Tereza, onde se encontra até hoje. Ao longo desse período, alunos e docentes tinham uma ampla participação nas atividades da emissora pública. Durante as aulas, o estúdio e os equipamentos eram utilizados normalmente. “As gravações da TV ocorriam pela manhã e à tarde”, relembra Tibério Vargas, professor da Famecos. Ainda comenta que a infraestrutura era de grandes proporções para uma universidade e foi construída para tal. A troca de conhecimento entre profissionais da emissora e estudantes, que faziam estágio, foi importante. Segundo ele, era um ambiente de confraternização. “Uma ponte profissional. Oportunidade para compartilhar estudos”, afirma. Juan Carlos Sosa e Vera Ferreira foram nomes de destaque. Ele trabalhava na TVE e passou a lecionar na Famecos. Já ela era professora de televisão da Faculdade e funcionária da emissora. O estúdio de rádio também merece reconhecimento. O espaço foi projetado com a mesma visão, o que repercutiu na primeira rádio web do Brasil, a Radiofam, produzida no prédio 7 anos depois.

 

Engajamento

 

Captura de Tela 2016-12-07 às 15.28.07

Site facilita adesão de internautas a campanhas (Foto: Divulgação)

As redes sociais também fazem parte dos protestos contra a extinção da Fundação Piratini. Os internautas cadastrados no Facebook, assim como no Twitter, têm a possibilidade de alterar a sua foto do perfil com um filtro temático a favor da permanência da TVE e da FM Cultura, através do Twibbon. O site é gratuito e possibilita a criação e adesão de campanhas para apoiar causas, marcas ou organizações no ambiente virtual. Qualquer usuário pode criar o seu.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org