Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMANA DA FOTOGRAFIA
27 de agosto de 2014

Profissionais apresentam projeto O Caminho da Praia

Anderson Astor e Marcelo Curia comentaram sobre financiamento de projetos autorais.
Por Larissa Schwade
Foto: Maia Rubim

Foto: Maia Rubim

No segundo dia da Semana de Fotografia, a Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS trouxe os fotógrafos Anderson Astor e Marcelo Curia, para mostrarem o trabalho O caminho da praia. Na palestra, eles comentaram também sobre financiamento de projeto autorais. Segundo o professor de Fotografia da faculdade Eduardo Seidl, foi um tema solicitado pelos alunos e incentivador para eles, como uma descoberta de um novo ângulo da fotografia.

O projeto O Caminho da Praia busca gerar um diálogo visual e documental entre a paisagem natural e humana dos litorais do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. São dois ambientes do país que estão conceitualmente próximos, mas, na prática, refletem a diversidade cultural e paisagística do Brasil. Como o propósito inicial era simplesmente viajar a pé e fotografar, Astor e Curia começaram a idealizar o projeto. Juntaram dinheiro e buscaram recursos de financiamento colaborativo, obtidos através do site catarse.me e conseguiram arrecadar em torno de R$ 5 mil para iniciarem o trajeto no litoral gaúcho. “Elaboramos dois carros para levar água, alimentos, barraca e equipamentos. Orgulhamo-nos que, para recarregar a bateria das câmeras, utilizamos somente o painel solar. Tivemos autonomia e desapego”, comentou Curia.

Astor e Curia contabilizaram um acervo de 8.000 imagens do litoral do Rio Grande do Sul, além de vídeos e textos. Eles caminharam durante 35 dias, de Torres ao Chuí. “Tínhamos o objetivo de divulgar e registrar as fotos em série, já que o enquadramento e a paisagem eram sempre parecidos”, revelou Astor. O projeto ficou guardado de 2011 a 2013, mas eles insistiram. Increveram-se na Fundação Nacional de Artes (Funarte),  com o acervo de fotos do litoral do Sul, que eles já tinham, e com a proposta de registrar o litoral do Rio Grande do Norte. Receberam a contemplação com o XIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2013, no valor de R$ 50 mil. Para o segundo trajeto – de Tibau, divisa com Ceará, até a barra do Rio Graju, fronteira com a Paraíba – os dois amigos planejaram uma viagem semelhante que, a exemplo da que foi feita no litoral gaúcho, foi percorrida a pé com uma duração de aproximadamente 20 dias.

As exposições das fotografias têm contraste e semelhanças entre as imagens produzidas no Norte e no Sul. Elas podem fazer surgir grandes ou sutis diferenças entre os dois pontos do litoral brasileiro. Os fotógrafos criaram um site, e estão com a exposição em Porto Alegre, na Galeria Mascate (Rua Laurindo, 332, bairro Santana), com visitação até o dia 30 de agosto. A galeria fica aberta de terças a sábados, das 14h às 18h.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org