Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
7 de abril de 2016

Profissionais celebram o Dia Nacional do Jornalista

A data serve para lembrar a importância da atividade para a população
Por Márcia Tomás
16450410193_1f62857f45_z

Data é comemorada no dia 7 de abril (Foto: Joana Berwanger)

Responsáveis por informar, os profissionais da notícia comemoram hoje (quinta-feira, dia 07 de abril) o Dia Nacional do Jornalista. “A profissão sempre foi importante, hoje ainda mais. Estes têm, além da função de informar, a de ajudar a população a entender os acontecimentos, a interpretar”. É assim que a professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ivone Cassol, fala da profissão.

Foi em 7 de abril de 1931, 100 anos depois de D. Pedro I abdicar o trono em favor de seu filho, que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criou a data. O dia é uma homenagem ao jornalista, médico e político Giovanni Battista Libero Badaró, cuja morte foi um dos motivos que levaram a abdicação do Imperador.

A professora Ivone atua no mercado desde 1977 e acredita que a comemoração é importante para refletir a respeito da necessidade da formação acadêmica. Muitos defendem que o diploma é dispensável para exercer a profissão, mas ela acredita que é fundamental.  ”Acho estranho esse pensamento, principalmente em tempos onde a educação é cada vez mais valorizada”. Segundo ela, o bom jornalista deve, além de possuir conhecimento geral, ter entendimento da área de comunicação.

Para Antônio Hohlfeldt, também professor da Famecos, o comunicador tem a função de trazer a informação para a sociedade e ajudar a avaliar esses acontecimentos. Lembra ainda uma ideia do sociólogo Dominique Wolton, onde fala que avanços acontecem em diversas áreas, mas a existência do profissional da comunicação é essencial para explica-los. “Quem traduz os acontecimentos é o jornalista, e por isso sua importância permanece por mais que o mundo mude”, conclui Hohlfeldt. O professor também comenta que é comum endeusarem o jornalismo e demonizarem os profissionais, mas lembra que sem eles nada seria possível.

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org