Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
7 de abril de 2017

Profissionais e estudantes comemoram Dia do Jornalista

Celebrada nesta sexta-feira, data surgiu em 1931
Por Amanda Caselli e Marilia Oliveira
Por ser um profissional multimídia, o jornalista deve estar sempre atualizado (Foto: Lenara Pothin)

Por ser um profissional multimídia, o jornalista deve estar sempre atualizado (Foto: Lenara Pothin)

Hoje, dia 7 de abril, é Dia do Jornalista. Profissionais, estudantes e admiradores da atividade comemoram a data e aproveitam para publicar homenagens nas redes sociais. Mas, afinal, qual a importância histórica desse dia?

A data foi estabelecida em 1931, em uma decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O propósito é homenagear o médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, falecido em novembro de 1830 por inimigos políticos, em São Paulo. Opositor aos ideais de governo do imperador D. Pedro I e defensor da liberdade de imprensa, Badaró criou o Observatório Constitucional – jornal independente que abordava questões políticas, geralmente censuradas pelo monarca.

O jornalista morreu em razão de suas denúncias a D. Pedro I. Sua morte gerou diversos movimentos populares, que posteriormente resultaram na abdicação do imperador, no dia 7 de abril de 1831.

 

O que é ser jornalista?

Você já se perguntou o que seria do mundo sem a informação? O jornalista é o profissional que tem, principalmente, o dever de comunicar e esclarecer o que acontece, sempre em busca da verdade. Uma boa apuração dos fatos é fundamental para o êxito da profissão. Sem o Jornalismo fica muito difícil diferenciar a verdade da mentira. Há pouco tempo, o Jornalismo se restringia basicamente a jornal impresso, rádio e televisão. Hoje, a profissão abrange uma variedade de setores, subdivididos dentro dessa área. O jornalista, cada vez mais, procura se reinventar e especializar nos campos de multimídia, usando a tecnologia para chegar mais perto dos fatos e de seu público.

 

Responder à pergunta “o que é ser jornalista” não é uma tarefa fácil, mas alunos, professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e profissionais da área aceitaram o desafio. Assista aos vídeos abaixo.

 

 

 

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org