Formar novas lideranças para o futuro. É esse o principal objetivo do Programa Trainee 2012 do Grupo RBS, realizado há 20 anos. O projeto seleciona jovens graduados em qualquer área entre 2007 e 2011 e faz parte da estrategia de renovação da empresa, como afirmou a Gerente de Relações Humanas, Isabel Degrazia, em palestra realizada no auditório do prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na última sexta-feira (30).
O programa oferece dez vagas e teve, na edição do ano passado, mais de 18 mil inscritos de todo o país. O processo de seleção dos profissionais aptos aos cargos é composto de dez etapas, desde a inscrição até a divulgação de resultados. “A seleção do trainee é muito importante e criteriosa, mas cada etapa tem seu princípio. O investimento no projeto é muito alto e não podemos errar”, relata a executiva do Grupo.
Durante os três anos de programa, os selecionados passam por quatro etapas: Integração Institucional Job Rotation, On the Job e Job de Liderança. Após a familiarização com o ambiente da empresa, o profissional passam por diversas áreas, até a consolidação como coordenador em setor específico, no terceiro ano. “Nossa ideia é que, após 5 anos, o profissional possa ocupar cargos executivos no grupo”, afirma Isabel. Em constante aprenzidado, o desenvolvimento do trainee é estruturado em três pilares: Pessoal, de Negócios e de Liderança.
“Visamos identificar e desenvolver novos talentos com sólida formação técnica e comportamental. É um programa estratégico para formar líderes”, conclui a gerente. O cargo de trainee é remunerado de acordo com os valores de mercado e os candidatos estão sujeitos a mudanças de cidade e viagens. As inscrições podem ser feitas até o dia 09/04, no site do programa.