O projeto Amigo Universitário está com inscrições abertas até o dia 22 de junho. A iniciativa é da Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica (CMA) da PUCRS e pretende ajudar intercambistas da universidade em sua adaptação ao campus, à cidade e ao país. Alunos de graduação, pós-graduação e diplomados da PUCRS interessados devem preencher um formulário disponível no site e entregar pessoalmente na CMA (prédio 15, sala 101, térreo).
Após a inscrição, os estudantes participam de duas dinâmicas, uma individual e uma em grupo. O postulante que não comparecer a uma das dinâmicas é eliminado do processo. O número de selecionados varia de acordo com o de candidatos. Para se inscrever, não é preciso falar outras línguas. O objetivo é incentivar o aluno estrangeiro a falar português.
A proposta é recepcionar o estudante recém-chegado de outro país da melhor maneira possível. O programa é voluntário, e os participantes não possuem obrigações. Os voluntários ajudam os estrangeiros com a documentação necessária, desde a sua regularização no Brasil até o cartão do ônibus, e os melhores bairros para eles residirem. Alguns, inclusive, buscam os intercambistas no aeroporto.
Amiga universitária desde a primeira edição do projeto, a aluna do 5º semestre de Jornalismo Pâmela Soares lembra os motivos que influenciaram sua inscrição. “Eu pensava em como deveria ser para um estrangeiro viver numa cidade com uma língua que ele pouco entende e também estava interessada em ter uma troca cultural”.
Pâmela considera que a melhor parte do projeto é a gratidão que o intercambista tem por toda a ajuda. Afinal, eles não estão acostumados com o lugar e com a língua, e o Amigo Universitário é o primeiro contato direto com alguém na universidade. “Um sorriso no rosto e um muito obrigado são recompensadores”.