Visando ampliar as trocas culturais e os vínculos com alunos estrangeiros, a Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica (CMA) da PUCRS criou o programa Amigo Universitário. Estudantes de qualquer curso da universidade podem se candidatar para auxiliar na adaptação de um intercambista. Os interessados em participar do projeto devem preencher a ficha de inscrição no site do Programa de Mobilidade Acadêmica e entregá-la na sala 116 do prédio 15, ou enviar para o e-mail eventospma@pucrs.br até o dia 16 de maio.
A estudante Pâmela Soares, que cursa Jornalismo, é “amiga universitária” de dois intercambistas, uma mexicana e um porto-riquenho, que chegaram no início deste semestre. Ela afirma que a experiência é interessante. Aprendeu e mudou a visão sobre os países dos estrangeiros. “A parte mais legal é a troca cultural, ver como a percepção deles sobre o nosso país é diferente”, diz a estudante. O aluno que tiver cumprido integralmente suas obrigações terá direito a uma declaração, que poderá ser requerida na CMA ao final do semestre. Além disso, poderá computar horas como Atividades Complementares, quando previsto no Projeto Pedagógico do Curso.
O participante do Amigo Universitário deve mostrar interesse pelas atividades interculturais, estar motivado para enviar e-mails ou comunicar-se por skype, Facebook, entre outros, com estudantes de mobilidade antes de sua chegada e dispor-se a atuar no Programa por pelo menos 20 horas por semestre. Uma vez que o intercambista desembarca no Brasil, o aluno deve apresentar a universidade ao visitante, além de orientá-lo sobre questões acadêmicas e culturais.