Acaba nesta sexta-feira (20) o prazo para inscrição de filmes no projeto Curta nas Telas, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). A 39ª edição recebe curtas nacionais de duração máxima de 15 minutos, na bitola 35mm, feitos após o ano 1990. As amostras serão julgadas por uma Comissão de Seleção e o prêmio para os vencedores será a projeção dos filmes, por 14 dias, no circuito comercial de cinemas de Porto Alegre, e o pagamento do direito de exibição, pela Secretaria Municipal da Cultura, no valor de R$ 2 mil.
O projeto tem como objetivo divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinema de Porto Alegre. Já passaram 34 edições e foram exibidos 225 curtas de todo o Brasil. Na edição anterior, um dos vencedores foi curta-metragem gaúcho Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John, que também ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Cinema de Gramado de 2011.
A inscrição é feita mediante a entrega da ficha apropriada, disponível no portal da prefeitura e de uma cópia em DVD e ficha técnica do filme.