Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
20 de agosto de 2015

Projeto de diplomado aborda jornais da época da Ditadura

Douglas Cauduro busca colaboradores para financiamento coletivo de seu livro
Por Gustavo Padilha
(Foto: Natalia Pegorer)

Douglas Cauduro foi orientado pelo professor Juremir Machado da Silva (Foto: Natalia Pegorer)

Instigado por mais experiências e conhecimentos na faculdade, o diplomado em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Douglas Cauduro prepara o lançamento de um livro sobre o Regime Militar no Brasil. A obra é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) depois de uma bolsa de Iniciação Científica orientado pelo professor Juremir Machado da Silva. Cauduro reconta a história do país e o posicionamento dos principais jornais brasileiros na época da Ditadura, que se instaurou em 1˚ de abril de 1964 e se encerrou em 15 de março de 1985.

Com cerca de um ano e meio em pesquisas, o diplomado escreveu um artigo para a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em 2015, sobre o mesmo tema, enquanto concluía seu TCC, com o título O papel dos impressos de Porto Alegre em relação ao golpe de 1964. Agora, ele busca arrecadar fundos para publicar sua obra. O Projeto de Arrecadação pode ser acessado aqui.

Cauduro já pesquisava o tema como complemento e uma nova experiência na Faculdade e no estágio. “Posso dizer que encontrei muito mais que isso. O material que eu descobri me encantou, e, por isso, resolvi dar um passo adiante. Então falei com o professor Juremir Machado da Silva, que achou uma boa ideia e o acolheu também como monografia”, comenta.

Com visitas frequentes ao Museu Hypólito José da Costa, obteve mais informações sobre o tema, aprimorando ainda mais sua pesquisa. Depois de um ano e meio de estudos, Cauduro buscou investigar jornais impressos de Porto Alegre e do Interior do Estado, principalmente  Zero Hero e Correio do Povo. Devido ao baixo número de exemplares disponíveis no Museu, obteve poucas informações sobre o noticiário fora da Capital. Segundo ele, das publicações que foram pesquisadas, apenas o Jornal Última Hora se posicionou contra o governo militar, que lutou pela legalidade democrática do país. “Eu me envolvi bastante com a pesquisa. Decidi que não podia deixar toda essa pesquisa esquecida nos arquivos do meu computador”.

O diplomado espera que o público o ajude com o projeto para que não apenas os colaboradores, mas muitas pessoas possam conhecer ainda mais sobre o Regime Militar, indicar e divulgar sua pesquisa. “Será que as pessoas sabem de que forma o golpe foi tratado pelos jornais? Penso que descobrir como a mídia ajudou a estabelecer a ditadura militar no Brasil seja o principal motivo de interesse do leitor”.
Juremir Machado da Silva, professor e orientador, foi essencial para instigar Douglas Cauduro em todos os processos da pesquisa e do livro. Ele explica que a adaptação da monografia para o livro não sofreu alterações. “O professor Juremir foi a primeira pessoa que procurei para me informar da possibilidade de lançamento da obra, que me deu suporte dizendo que valia a tentativa”.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org