Instigado por mais experiências e conhecimentos na faculdade, o diplomado em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Douglas Cauduro prepara o lançamento de um livro sobre o Regime Militar no Brasil. A obra é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) depois de uma bolsa de Iniciação Científica orientado pelo professor Juremir Machado da Silva. Cauduro reconta a história do país e o posicionamento dos principais jornais brasileiros na época da Ditadura, que se instaurou em 1˚ de abril de 1964 e se encerrou em 15 de março de 1985.
Com cerca de um ano e meio em pesquisas, o diplomado escreveu um artigo para a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em 2015, sobre o mesmo tema, enquanto concluía seu TCC, com o título O papel dos impressos de Porto Alegre em relação ao golpe de 1964. Agora, ele busca arrecadar fundos para publicar sua obra. O Projeto de Arrecadação pode ser acessado aqui.
Cauduro já pesquisava o tema como complemento e uma nova experiência na Faculdade e no estágio. “Posso dizer que encontrei muito mais que isso. O material que eu descobri me encantou, e, por isso, resolvi dar um passo adiante. Então falei com o professor Juremir Machado da Silva, que achou uma boa ideia e o acolheu também como monografia”, comenta.
Com visitas frequentes ao Museu Hypólito José da Costa, obteve mais informações sobre o tema, aprimorando ainda mais sua pesquisa. Depois de um ano e meio de estudos, Cauduro buscou investigar jornais impressos de Porto Alegre e do Interior do Estado, principalmente Zero Hero e Correio do Povo. Devido ao baixo número de exemplares disponíveis no Museu, obteve poucas informações sobre o noticiário fora da Capital. Segundo ele, das publicações que foram pesquisadas, apenas o Jornal Última Hora se posicionou contra o governo militar, que lutou pela legalidade democrática do país. “Eu me envolvi bastante com a pesquisa. Decidi que não podia deixar toda essa pesquisa esquecida nos arquivos do meu computador”.