Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Concurso
5 de outubro de 2017

Projeto interdisciplinar chega à final do Prêmio Universitário Aberje

Iniciativa conta com alunos da PUCRS e UFRGS
Por Isadora Padoa

Alunos que formam a equipe são de universidades e cursos diferentes (Foto: Lenara Pothin/Famecos/PUCRS)

Relações Públicas, Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e Engenharia Ambiental: uma mistura de cursos tão variada que causa estranhamento. Mas foi justo a interdisciplinaridade que destacou o trabalho de cinco estudantes de duas universidades do Rio Grande do Sul e garantiu vaga na final do 8º Prêmio Universitário Aberje (PUA).

O time é formado por alunos da UFRGS e da PUCRS e surgiu a partir de Lucas Pimenta, estudante de Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Ele conheceu o prêmio em uma aula do professor Diego Wander, que mais tarde se tornaria orientador do grupo. “Fiquei pensando em como constituir uma equipe multidisciplinar, que envolvesse, inclusive, mais de uma universidade. Eu achava que essas visões diferentes podiam ser muito ricas pro projeto. E foram”, explica Lucas. A equipe também conta com Manuela Rodrigues (Engenharia Ambiental – UFRGS), Carolina Porto (Publicidade e Propaganda – UFRGS), Guilherme Rolin (Relações Públicas – UFRGS) e Lauriele Pereira (Arquitetura e Urbanismo – PUCRS), e é orientada pelos professores Wander e Denise Avancini Alves (Fabico – UFRGS).

A equipe considera que a interdisciplinaridade só teve a acrescentar para o projeto. As visões de mundo de cursos e universidades diferentes permitiram aos alunos que explorassem espectros ainda não visitados em suas próprias trajetórias acadêmicas. Guilherme acredita que a iniciativa possa ter aplicações na vida profissional de cada um dos integrantes: “Eu encarei esse desafio como uma incubadora do mercado de trabalho, da vida real. A gente tem que atuar com pessoas de áreas diferentes, tem que se fazer entender e mostrar um projeto que faça sentido”.

Na etapa final do 8º PUA, os alunos competem com outras cinco equipes. Essa edição foi realizada em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e tem como tema O custo da água e seu real valor para toda a sociedade. Os participantes deveriam criar uma proposta de estratégia de marketing e comunicação que fosse condizente com a proposição. No edital, a Sabesp ressaltou que a equipe deveria considerar “os impactos sobre a marca de uma possível reestruturação tarifária para os serviços de água e esgoto, entendendo que a ideia sugere a cobrança de tarifas diferenciadas e mais justas para cada segmento da sociedade, mas pode, em um primeiro momento, gerar reação dos consumidores”.

A última apresentação do projeto à banca ainda não tem data prevista. O grupo, que teve dificuldades de arrecadar fundos para a viagem da semifinal, segue com a iniciativa de financiamento coletivo para ajudar a custear o transporte para São Paulo. É possível ajudar com qualquer valor no site da Vakinha.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org