Em 2016, o Rio de Janeiro recebe atletas e torcedores de diversos países para as Olimpíadas. Para oportunizar que jornalistas participem da cobertura do evento, o canal de televisão por assinatura SporTV abre a 4ª edição do Projeto Passaporte. Profissionais formados entre 2012 e o primeiro semestre de 2015 podem se inscrever pelo site até o dia 31 de maio e participar do processo de seleção.
Rodrigo Albornoz, graduado na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, participou do projeto em 2010, no período da Copa do Mundo da África do Sul. Na ocasião, ficou sediado entre o Uruguai e o Chile, cobrindo o ambiental desses países que também participaram do Mundial. Logo depois, foi efetivado pelo canal. “Não ser um jornalista esportivo puro me ajudou muito, pois existe uma busca constante na empresa por pessoas distantes dos vícios das redações esportivas convencionais”, analisa.
Ano passado, 11 pessoas foram selecionadas para trabalhar durante a Copa do Mundo no Brasil e participaram de um programa de formação e desenvolvimento de oito meses, que contou com o apoio de profissionais de várias áreas das Organizações Globo. Neste ano, além da realização de reportagens, o candidato deve ter conhecimento nas áreas de produção e edição de matérias e programas. Residir em território brasileiro, ser fluente em inglês e ter nível intermediário em outro idioma são os outros requisitos.