A Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) promove a primeira edição do Projeto Redação In Loco. A ação proporciona aos estudantes de Comunicação Social uma aproximação ao cotidiano do Governo do Estado. Os alunos terão a oportunidade de conhecer lugares normalmente restritos e fazer uma produção livre de conteúdo. Nos dias 3, 10 e 17 de junho, das 19h às 22h, será montada uma redação para os universitários trabalharem na Sede da Secretaria de Segurança Pública, Rua Voluntários da Pátria, 1358/7º andar. “A Secom pretende aproximar os estudantes, que são os futuros formadores de opinião, ao dia-a-dia dos setores da atividade pública”, explica Fabricio Ungaretti, Relações Públicas da Secretaria.
A segurança é o primeiro assunto em pauta do projeto. Os estudantes conhecerão o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O CIOSP recebe ligações de emergência pelo telefone 190 e faz encaminhamentos de viaturas para atendimento em Porto Alegre. “Grande parte das pessoas conhece o 190, mas não sabe como funciona. Os alunos presenciarão como é esse trabalho e poderão relatar em suas produções”, diz Ungaretti.
Fotos, textos e áudios serão editados por profissionais e publicados no site da Secom. Quem pretende ilustrar os textos com imagens deve levar suas câmeras. A atividade tem vagas limitadas e vale quatro horas complementares. No dia 3, a ação será exclusiva para os estudantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os alunos interessados devem mandar e-mail para a professora Ivone Cassol (ivone.cassol@pucrs.br).
Para mais informações, redacaoinloco@ssp.gov.br.