A equipe do Projeto Rondon da PUCRS, formada pelos professores Glafira Furtado, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) e Fabio Maito, da Faculdade de Odontologia, juntamente com oito acadêmicos da universidade, está no município baiano de Itaquara desde o último domingo (20). A recepção na cidade envolveu o poder público e a comunidade. Na ocasião, houve um passeio turístico, apresentações artísticas e degustação da culinária local.
Desde a manhã de segunda-feira (21), foram realizadas oficinas em escolas e repartições públicas na área urbana do município. A procura por inscrições tem superado o número de vagas nas oficinas, modificando o planejamento inicial. Esta é a primeira vez em mais de 20 anos, que um docente da Famecos representa a universidade. Além da PUCRS, a equipe de rondonistas da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) desenvolve atividades em Itaquara.
O Projeto Rondon é uma iniciativa social voluntária que envolve estudantes universitários de todo o Brasil. Criado em 1967 por Marechal Rondon, tem como principais objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.