Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CIDADANIA
24 de março de 2017

Projeto Rondon: inscrições abertas para mudar a sua vida

Até segunda-feira (27) é possível tentar uma vaga no programa, que levará voluntários para Teixerópolis, em Rondônia
Por Janaina Rauber
(Foto: Arquivo Pessoal)

Reunião dos Rondonistas com crianças de Luislândia (Foto: Arquivo Pessoal)

Transformar vidas de estudantes. Este é o objetivo do Projeto Rondon, programa com incentivo do Governo Federal que visa oportunizar “um curso intensivo de Brasil” aos graduandos das universidades. Neste semestre, alunos da PUCRS podem participar da edição de julho que ocorre na cidade de Teixerópolis, em Rondônia. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto busca soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Rafaela Lautenschlager, diplomada em Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, trata sua experiência no Projeto Rondon como a melhor de sua vida. Rafaela participou do programa em 2014, na operação Catopê, em Luislândia, Minas Gerais. A relações-públicas indica essa experiência a todos que buscam uma transformação de vida. Ela ainda acrescenta que o projeto faz com que as pessoas vejam o mundo de uma forma diferente, além de reconhecer a ideia de coletivo na sociedade. “Enxergar no ser humano a capacidade de mudança e de superação foi algo que me motivou e tornou muito melhor essa vivência”, afirma.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Rafaela realizando atividades com as crianças do projeto (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a viagem, Rafaela conta que a turma foi aprendendo diariamente a trabalhar em grupos e, para isso acontecer, eles sempre contavam com os professores e coordenadores. Ela também diz que todos os participantes do projeto foram muito bem recebidos pela comunidade. “Tivemos total acolhimento e aceitação em todos os encontros”, reitera.

Para os interessados em participar, ela aconselha que é preciso ter foco e dedicação, principalmente por ser um processo demorado, que demanda tempo em reuniões todas as semanas, praticamente. Segundo ela, participar dos encontros já proporciona uma bagagem interessante para ser trabalhada. “Acredito que planejar nossa vida a partir desse projeto é muito válido, pois sem dúvidas irá existir um antes e depois, então precisamos estar cientes disso e aceitar o que a experiência nos trouxer”, acrescenta.

As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (27). No mesmo dia, às 19h, ocorre no auditório térreo do prédio 50, a primeira reunião, com o intuito de apresentar o programa. Nela, serão abordadas questões ligadas aos objetivos, desenvolvimento, cronograma e processo de seleção.
Mais informações no site www.projetorondon.defesa.gov.br, pelo telefone (51) 3353-8383 ou pelo e-mail social@pucrs.br.

Encantada com a participação no projeto, Rafaela ainda reforça: “No Rondon aprendi que quando as pessoas se unem por meio de um propósito, é possível ser a mudança que a gente por vezes espera dos outros”.

 

Confira o vídeo produzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários com mais informações do projeto:

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org