Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
24 de março de 2017

Projeto traz alunos do Ensino Médio para a Famecos

Universitário Sombra é uma parceria entre PUCRS e Junior Achievement RS
Por Júlia Bueno
Estudantes de Ensino Médio têm um dia de universitário na PUCRS (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

Estudantes de Ensino Médio têm um dia de universitário na PUCRS (Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS)

A última quinta-feira (23) entrou para a história da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Através do projeto Universitário Sombra, estudantes do Ensino Médio ligados à Junior Achievement RS puderam conhecer o curso de Jornalismo dentro da sala de aula. (Confira o álbum de fotos no Flickr Eu Sou Famecos). O grupo de 15 participantes pôde ter a chance de ser aluno por um dia e transformar em realidade o sonho de conhecer a faculdade antes mesmo do vestibular, além de explorar os principais lugares da Universidade.

A jornada começou pela manhã na presença dos professores do prédio 7 Fábian Chelkanoff e Marcelo Fontoura. Eles ministraram a disciplina de Laboratório de Jornalismo para os universitários do 1˚ semestre e, junto, tiveram a oportunidade de explicar aos visitantes as principais características do curso e da matéria. Em um espaço de debates, quem ainda não conhecia a metodologia pôde desfrutar de aprendizados únicos. Depois de uma pausa para o almoço, para reabastecer as energias, o segundo pit stop da programação foi uma visita ao Laboratório de Tecnologias para Aprendizagens em Rede (LabTear), localizado na sala 105 do prédio 15. Ministrado pela consultora de carreira Gabryellen Fraga, os estudantes puderam conversar sobre questões relacionadas à construção da trajetória profissional.

Dispostos em formato de U, os olhos se voltaram para o projetor no momento em que a psicóloga de formação perguntou a eles a diferença entre profissão e carreira. Por um momento, o silencio pairou no ar, mas logo em seguida o mistério foi desfeito. “A primeira corresponde à profissão propriamente dita e a segunda diz respeito aos caminhos que existem dentro dela. É como se fossem nichos”, explica Gabryellen. O relógio marcava 15h quando surgiu outra novidade: a grande maioria das pessoas começa a vivenciar momentos da carreira ainda quando criança, afinal as brincadeiras já são representações que podem resultar em escolhas profissionais.

A consultora do Escritório de Carreiras explicou também questões como a diferença entre o velho paradigma – modelo seguido pela geração anterior, que buscava nas empresas a possibilidade de desenvolver e amadurecer a carreira – e o novo – profissionais que buscam novos desafios e experiências em diferentes lugares. “Atualmente se pensa na carreira de dentro para fora, e não de fora para dentro”, resume. De maneira breve, Gabryellen demonstrou também como montar um currículo e frisou a importância de nunca confundir as informações técnicas com as comportamentais.

Localizada no prédio 16 do Campus Central da Universidade, a Biblioteca Central Irmão José Otão foi o terceiro lugar visitado pelos estudantes. Logo que entraram, subiram pelo elevador e se dirigiram ao 8˚ pavimento. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer as salas de estudo, seguido de uma rápida passagem pelo 6˚ andar, espaço que contempla os acervos especiais. Quem guiou o tour foi a bibliotecária Aline Debastiany, que não apenas explicou como os livros são organizados, como também demonstrou a maneira de scanear um material. Impressionados pelo acervo controlado pela tecnologia de radiofrequência, os visitantes puderam conhecer o procedimento e testar o aparelho.

Já se encaminhando ao final do projeto, os estudantes do Ensino Médio tiveram uma palhinha do que é o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TECNOPUC), inaugurado no dia 25 de agosto de 2013. Junior Avila, integrante da comunicação do Parque, conduziu o grupo durante a visita e mostrou os principais lugares do espaço, que corresponde a uma área de 11,5 hectares e mais de 50 mil m². O Global Tecnopuc, que contempla dois prédios – denominados Da Vinci e Einsteinn, respectivamente – e a RAIAR – Incubadora de Empresas da Universidade completaram a visitação. Embora não tenha sido inaugurada oficialmente ainda, a passarela localizada entre os dois edifícios chamou a atenção dos jovens. Com os celulares na mão para gravar o que viam, os estudantes se surpreenderam com o espaço de coworking.

Apesar de não terem colocado a mão na massa, às 17h30min o grupo pôde conhecer a trajetória pessoal e profissional do chefe de culinária Pedro Nascimento. Através do projeto Papo Inquieto, proposto pela Idear, Centro de Empreendedorismo da PUCRS, Pedro contou a forma que se envolveu com a cozinha e os desafios encontrados ao longo do caminho. Ele é autor do livro Lugar de Homem é na Cozinha, tendo sido formado em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

 

Abaixo, as estudantes Bárbara Lima Dick, Ana Carolina Gusmão e Rafaela Ribeiro falam sobre a experiência no projeto Universitário Sombra e as expectativas em relação ao curso que pretendem seguir. Confira:

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org