Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
14 de agosto de 2015

Projetos da Famecos se destacam em Seminário Interno

Professoras Cleusa Scroferneker e Cristiane Finger obtiveram nota máxima em todos os quesitos
Por Bárbara Debeluck
20563909152_c395b03984_z

Professora Cleusa Scroferneker teve ajuda da bolsista Thais Gonçalves no projeto. (Foto: Letícia Monteiro)

O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade. Este é um espaço de socialização de atividades de pesquisa que envolve professores/pesquisadores e bolsistas de Iniciação Científica. O objetivo deste evento é avaliar o bolsista no projeto de pesquisa que está envolvido e acompanhar os Programas e Modalidades de bolsas das agências de Fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da FAPERGS. Foram 340 projetos apresentados no evento. Destes, 12 se destacaram e receberam a nota máxima. Dois deles são da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Os trabalhos das professoras e pesquisadoras Cleusa Scroferneker (Relações Públicas) e Cristiane Finger (Jornalismo) se destacaram. A (re) significação das ‘Ouvidorias virtuais’ dos Hospitais Universitários Brasileiros no contexto das mídias sociais, da professora Cleusa, Televisão digital: indicativos para o telejornalismo mobile, de Cristiane, foram apresentados pelos bolsistas que auxiliaram nas pesquisas, Thais Gonçalves e Rafael Santos, respectivamente. Os alunos, quando participam de Bolsas de Iniciação Científica, ajudam com pesquisas para o projeto do professor.

Cleusa realizava este projeto sobre ouvidorias virtuais, porém, este ano, a pesquisa se estendeu para o âmbito de instituições hospitalares. A professora busca conhecer como eles mantêm o diálogo com os públicos nas diferentes mídias e na sua ouvidoria. “As organizações só mantêm suas mídias porque é necessário, é preciso aprender qual o diálogo certo para cada uma”, afirmou a professora. Para Thais, a bolsa abre caminhos para o jovem, ajuda no futuro e o torna um profissional mais qualificado. Sobre a apresentação do projeto no Seminário, a bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do CNPq contou que foi questionada pela banca sobre a falta de pesquisa quantitativa. “Queríamos manter o foco nas pessoas, não nos números”.

Foto: Joana Berwanger

O projeto de Cristiane Finger foi um dos destaques e tratou do Telejornalismo Mobile (Foto: Joana Berwanger)

A professora de Jornalismo Cristiane Finger realizou o projeto com foco no Telejornalismo Mobile, a partir da decisão de averiguar a produção telejornalística feita para internet. O aluno de Jornalismo e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq fez o rastreamento nas mídias e nos portais de notícias, investigando características do hard news. A pesquisa mostrou que embora a internet seja utilizada como um dos principais meios para obter informação, existe uma carência de conteúdo em vídeo. A professora considera a Bolsa de Iniciação Cientifica importante para os alunos, preparando-os para o Trabalho de Conclusão de Curso. O bolsista afirmou que seguirá estudando sobre televisão. “Eu me sinto feliz e entusiasmado para seguir pesquisando esse veículo fascinante que é a TV”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org