Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
27º SET UNIVERSITÁRIO
15 de setembro de 2014

Protestos de 2013 ainda ecoam e serão debatidos no SET

Advogado Luan Cordeiro atuou como defensor nas manifestações, no Rio
Por Rossana Ruschel
Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

O 27º SET Universitário, que acontece neste ano entre os dias 22 e 24 de setembro, terá palestras e oficinas ministradas por ícones da área da Comunicação. Na terça-feira (23), às 9h30min, o evento recebe Luan Cordeiro, advogado que atuou diretamente nas manifestações de 2013 através do grupo Habeas Corpus (HC). Cordeiro, juntamente com Luiz Cláudio Cunha e Sônia Maria Haas debaterão o tema O Brasil na rua: da Ditadura até as manifestações de 2013.

Membro de diversas comissões da OAB/RJ, entre elas a Comissão de Práticas Colaborativas, Cordeiro hoje é delegado da Comissão de Segurança Pública da entidade. Em 20 de junho do ano passado, ele atuou pela primeira vez nas manifestações. “A experiência foi fantástica, era advogado há cerca de dois meses e tive a oportunidade de testar meus conhecimentos adquiridos na faculdade de forma muito rápida”, explica. “Os protestos tiveram importância fundamental para mobilizar uma juventude que estava há tempos adormecida, me apaixonei pela advocacia durante as manifestações”, revela.

O grupo HC, integrado por Cordeiro e alguns colegas, acabou reconhecido nacionalmente. Os profissionais receberam homenagens de diversos órgãos, dentre eles a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania do Rio de Janeiro. Hoje, através do Coletivo de Advogados do Rio de Janeiro (CDA/RJ), ele continua a defesa pelos direitos humanos. “Os protestos tomaram grandes proporções devido à truculência policial empregada sem motivo e à falta de razoabilidade dos policiais envolvidos”, afirma. A busca por um policiamento diferente também está entre os objetivos de Cordeiro, que sonha com uma polícia mais humana e desmilitarizada. “O militarismo tem como modelo o combate ao inimigo, a ocupação de territórios, entre outros fatores”, argumenta.

Outras informações sobre o SET podem ser obtidas no site do evento.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org