Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
11 de outubro de 2016

Publicitário aprova mudança na propaganda eleitoral

Minirreforma política diminuiu tempo de TV dos candidatos
Por Janaina Rauber
(Foto: Caroline Pacheco)

Gustavo Santos classifica as campanhas eleitorais como a arte do agora (Foto: Caroline Pacheco)

Diferente das últimas eleições, este ano passou a valer uma lei que modifica as campanhas políticas. Sancionada no dia 29 de setembro de 2015, a Lei n. 13.165/2015 entrou em vigor e afetou as propagandas políticas televisivas que divulgaram os candidatos a prefeitura e a câmara de vereadores. Na TV, a “minirreforma política” modifica o período de 45 para 35 dias de divulgações. As propagandas para prefeito foram veiculadas de segunda a sábado, em dois blocos de dez minutos, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min. Os vereadores não tiveram direito a propagandas em bloco, apenas inserções de 30 até 60 segundos.

Gustavo Araújo Santos já trabalhou diversas vezes em campanhas eleitorais. O publicitário, formado na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, acredita que muita coisa mudou nessa eleição, e não apenas por conta da redução de tempo. “De maneira geral, acho que a mudança reflete o descrédito que a política tem hoje perante a população”, afirma. Para Santos, é mais importante o que o candidato pensa e suas propostas, independente do partido. “Tivemos de ser mais diretos, focar no indispensável, que são as ideias”.

O publicitário classifica as campanhas políticas como a arte do agora. “Você cria de manhã, aprova no almoço, produz à tarde e veicula à noite. Além do ritmo frenético, uma campanha política sofre interferência da opinião pública a todo momento”, explica. Santos considera que essas mudanças são úteis e que a diminuição do tempo não prejudica o cidadão, mas sim otimiza em tempo e melhor qualidade na hora da escolha de seu representante. “Melhor ter menos tempo e ser mais visto do que o contrário. Esse ano tivemos que ser mais interessantes, mais propositivos, mais objetivos. Quem ganha com isso é o eleitor”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org