Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
21 de junho de 2016

Publicitário diz sim à literatura e faz anúncio

Professor da Faculdade é autor de Ela disse não
Por Luísa Soares
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

Anúncio gerou intensa repercussão na internet  (Foto: Luísa Zelmanowicz)

Existem momentos que marcam a vida de alguém. É assim no primeiro beijo, no primeiro amor, no primeiro dia de aula, no primeiro emprego e no primeiro anúncio publicado em um jornal impresso. E, claro, nada poderia ser mais surpreendente do que a grande repercussão de um conto que parodia um anúncio, produzido especialmente para um trabalho de pós-graduação.

Através da junção da linguagem literária e a dos classificados, o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Samir Arrage, 32 anos, conquistou o coração de inúmeros leitores que compartilhavam de sua suposta dor. O texto, veiculado no Jornal Zero Hora, conta a história de um homem que foi rejeitado por uma mulher e, por essa razão, precisou vender o anel de noivado.

Como parte de uma atividade final do 1˚ semestre de mestrado em Escrita Criativa pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade, Arrage produziu cinco minicontos que misturam elementos da publicidade e da literatura. O texto Ela disse não, único a ser publicado, foi inspirado em obra do autor Ernest Hemingway e na relação com a publicidade.

O trabalho foi além do esperado. O objetivo era apenas receber um e-mail para anexar à atividade entregue nesta quarta-feira (22) para o seu professor Ricardo Barberena, da disciplina de Literatura Comparada. Entretanto, Arrage foi surpreendido, até a última segunda-feira (20), por mais de 900 recados. A repercussão ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul e do Brasil. “Uma amiga minha ouviu comentários sobre meu conto em Fortaleza. Fiquei espantado”, ressalta. Apesar de não ter lido todos seus e-mails, o docente conferiu alguns e descobriu que também foram enviados do outro lado do Oceano Atlântico. “Recebi mensagens até mesmo de brasileiros que moram em Londres”, celebra.

Casado há 12 anos, o publicitário diz que não se inspirou em sua vida para realização do anúncio. “Muito pelo contrário”, diz. Diferente da história retratada no jornal, ele e a esposa, Mayume Hausen Mizoguchi, tem uma relação de cumplicidade e aguardam a chegada do pequeno filho Tom.

O Jornal Zero Hora disse sim e publicou o anúncio que viria a se tornar um assuntos dos mais comentados da semana. Veja o texto na íntegra, no dia 16 de junho:

ELA DISSE NÃO

VENDE-SE anel de ouro 18k c/ brilhante, s/ uso, única (possível) dona declinou. Acendi velas, forrei o piso c/ pétalas (vermelho metálico) preparei talharim à carbonara (receita copiada da internet). Operei o saca-rolhas, servi 2 taças com malbec (argentino). Jazz (instrumental/americano) ao fundo. Antes da sobremesa: encostei joelho (direito) no piso soterrado por flores. Destampei o casulo aveludado. Proposta feita. Ao que parece, oportunidade única, p/ ela, nunca foi. Lacrimejou/berrou/culpou a rotina (1 clichê). C/ apenas 8 meses de uso, fui substituído por 1 rapazote 0km. 1 estagiário de Direito, 23 anos (revisado em rede social). Colega de trabalho, mais potência, 6 gomos no abdômen. Em péssimo estado, busco, ao menos, recompensa financeira. Voltei a fumar (clichê, 2). Bem que mamãe (falecida, 3 anos) sempre avisava: as coisas do coração não têm pisca-pisca. Enfim, negocia-se. Aceitamos ofertas/trocas/ombro amigo e histórias a combinar c/ essa. Envie p/: eladissenao@gmail.com

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org