O Espaço Experiência não tem esse nome à toa: até mesmo os professores encarregados de coordenar a agência de comunicação da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS aprendem e experimentam novidades. Foi o caso da última terça-feira, dia 19 de janeiro, quando o Espaço recebeu o diretor de criação da agência Escala, Eduardo Axelrud, para um bate papo sobre o que se pode mudar nos processos de uma agência de comunicação. Mas, desta vez, a platéia não foi formada por alunos, e sim pelos professores.
A conversa entre os profissionais das diversas áreas da comunicação focou-se, principalmente, nas mudanças que podem ocorrer na maneira com que uma agência lida com o cliente e o briefing que recebe. “O consumidor mudou, e é preciso que os comunicadores corram atrás dessa mudança”, afirma Axelrud. Ele explica que, na Escala, a divisão entre as áreas de Criação, Atendimento, Mídia e Planejamento é cada vez mais tênue. “Estamos formando uma cultura de projeto”, explica o publicitário. “Para isso, é necessário que todos estejam num ritmo colaborativo e tenham o objetivo muito claro”.
Para ilustrar o bate-papo, o publicitário mostrou cases já realizados pela Escala. “O foco é gerar soluções de comunicação, com impacto e relevância, que aproximem empresas e públicos”, explica, dando ênfase na questão das mídias digitais e redes sociais. “Já não falamos mais em mídia, e sim em conexões”, pontua.
A conversa, que iniciou-se às 18h e durou aproximadamente uma hora e meia, com certeza deixou a cabeça dos professores do Espaço Experiência cheia de idéias diferenciadas para o próximo ano.