Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
24º SET UNIVERSITÁRIO
14 de setembro de 2011

Publicitário Pato del Sante fala sobre mercado, carreira e reconhecimento

Por Adriano Pinzon
Auditório lotado na palestra de Pato del Sante (Foto: Maria Helena Sponchiado)

Auditório lotado na palestra de Pato del Sante (Foto: Maria Helena Sponchiado)

No dia 13 de outubro, segundo dia do 24º SET Universitário, o Auditório do Prédio 9 da PUCRS contou a com a palestra “Publicidade para todos”, ministrada pelo publicitário chileno Pato del Sante. Atualmente morando na Argentina, Pato mostrou seus trabalhos assinados pela Agência Madre de Buenos Aires, e falou do motivo de ter abandonado o mercado chileno para atuar na publicidade argentina. “Eu queria me mudar para Nova Iorque, mas acabei parando na Argentina”, brinca. “Depois de Londres e Nova Iorque, a Argentina tem um grande mercado. A publicidade argentina te dá muita liberdade, te faz ser grande”. Ele disse ainda que o mercado do Chile é pequeno e conservador, motivos que também influenciaram sua ida para a Argentina.

O publicitário, vencedor do Prêmio de Melhor Redator do Ano em 2010, mostrou também os comerciais realizados pela primeira agência da qual fez parte na Argentina, a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, dentre eles o “El teletransporter”, para a Cerveja Andes, comercial vencedor em Cannes e que rendeu a ele reconhecimento dentro e fora do país. “Na Copa do Mundo da África do Sul eu estava em um bar com pessoas de vários países, daí um africano perguntou ‘você é publicitário?’, daí ele mostrou o vídeo do Teletransporter e eu disse ‘fui eu que fiz!’. Isso é muito gratificante, as pessoas me param na rua também. Fico muito feliz”, contou.

Pato falou sobre o seu ponto de vista sobre publicidade, declarando que a publicidade é bipolar. “Má publicidade também é publicidade. Há a má e a boa”, afirmou. Sobre a genialidade de determinados comerciais, Pato disse que qualquer publicitário pode fazer um belo comercial e não ser entendido pelo público. “Existe a publicidade normal e a que concorre em festivais”. O publicitário também mostrou seus projetos particulares, como o Lost Stories, um projeto no qual ele risca palavras de livros e forma novas histórias com àquelas não riscadas. “É uma forma de ressuscitarmos a obra de escritores já esquecidos”, observou. Ele pretende abrir uma cafeteria-livraria no Chile para que o público que frequente o local faça isso com os livros também.

No final, perguntado sobre formas de inspiração, Pato destacou três: o diretor Spike Jonze, pela genialidade, o escritor Chuck Palahniuk, pela loucura, e a banda Beastie Boys, pela experimentação.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org