A PUCRS está com dois novos curso nas áreas de cinema, áudio, vídeo, som, shows e eventos: Produção Executiva em Shows e Eventos e Leis de Incentivo à Cultura. Os cursos são o resultado do acordo firmado entre a universidade e o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), do Rio de Janeiro, e terão duração de três dias. As aulas vão acontecer na Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Conforme o sócio e diretor geral do instituto, Luiz Helenio Santos Júnior, foi identificado no Rio Grande do Sul um polo de produção audiovisual, porém carente em ofertas de cursos intensivos nesse segmento. O projeto Centro Tecnológico em Audiovisual do Rio Grande do Sul (TECNA) influenciou na escolha da universidade para a parceria. “O Estado possui um grande potencial para turismo e entretenimento. A PUCRS é reconhecida por sua excelência em ensino, e fiquei impressionado com a estrutura que está sendo criada no TECNA”, afirma Santos Júnior. O diretor da Famecos, João Guilherme Barone, considera positivo o acordo e uma ação estratégica para a faculdade. “A parceria é uma forma de ajudar a fortalecer o mercado com a profissionalização e capacitação de pessoas”, afirma Barone.
O IATEC forma profissionais nos principais setores do entretenimento e oferece cursos e especializações nas áreas de áudio, iluminação, vídeo, produção de eventos e música eletrônica. Há 15 anos no mercado, a instituição formou mais de 20 mil alunos em todas regiões do país e também na Argentina, em Portugal, Angola e Cabo Verde. O diretor geral do instituto diz que a intenção é se estabelecer no TECNA em 2015. “Com a filial no Estado deveremos ampliar a grade de cursos ofertada para a região”, afirma. Aletéia Selonk, coordenadora do TECNA, ressalta a importância da parceria entre as instituições. “A PUCRS está se associando a uma empresa de excelência no ramo de capacitação técnica para audiovisual”, avalia Aletéia.
O acordo inclui a área de cursos intensivos, e os dois primeiros têm duração de três dias e 21h/aula. As professoras Elsa Costa e Fernanda Borrielo virão do Rio de Janeiro para ministrar os cursos. O funcionamento da Lei Rouanet é trabalhado no curso Leis de Incentivo à Cultura, que terá como ministrante Fernanda Borrielo, coordenadora do Núcleo de Elaboração, Acompanhamento e Gestão de Projetos da Central Única das Favelas (CUFA), que abordará a possibilidade de ter um projeto beneficiado pela lei. Serão analisados os processos de inscrição do formulário, planilha orçamentária, execução e prestação de contas. O investimento é de R$ 766. As inscrições acontecem até dia 27 de novembro, e as aulas começam no dia seguinte.
Para o curso de Produção Executiva em Shows e Eventos, as inscrições se encerram dia 6 de novembro, e as aulas se iniciam dia 7 do mesmo mês. O investimento é de R$ 834. O objetivo é formar profissionais para o mercado de entretenimento, definindo as responsabilidades de um produtor de shows e eventos. O curso mostra o panorama geral do cenário brasileiro da produção cultural, permitindo que o produtor aprenda como proceder com as áreas de transporte, segurança, energia, som, luz, equipamentos, infraestrutura operacional e com as liberações junto aos órgãos competentes de cada área. A ministrante é Elsa Costa, produtora de eventos responsável por projetos como o Roda Skol, Dream Factory, Somos Todos brasileiros e a abertura do Parapan em 2007.