Eduardo Sirotsky Melzer, vice-presidente da RBS, e o Reitor da PUCRS Ir. Joaquim Clotet visitam o complexo Tecnopuc (Foto: Felipe Dalla Valle)
O contrato assinado na manhã desta quarta-feira, dia 27, pelo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Irmão Joaquim Clotet e pelo vice-presidente da RBS Eduardo Sirotsky Melzer representa um marco na relação entre a empresa e a Universidade. O acordo, inédito na América Latina, trata da instalação de um núcleo do grupo RBS no quinto andar do TECNOPUC. Mais de cem profissionais trabalharão com desenvolvimento de softwares, como websites, aplicativos e produtos para smartphones e tablets.
Pesquisadores da PUCRS também trabalharão em projetos de pesquisa no TECNOPUC, entre eles o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Eduardo Pellanda. “Estamos enfatizando dispositivos móveis, pensando em como integrá-los em outras plataformas, e em como poderão ser usados como novas mídias”, explica o professor, ressaltando a relevância do acordo para a faculdade. A união entre academia e empresa, acredita ele, será benéfica tanto para os alunos e professores quanto para os profissionais envolvidos.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Jorge Audy, também mencionou o papel da Faculdade no acordo: “A vinda da RBS está intimamente ligada à Famecos, pois é exatamente a sua qualidade que dá um sentido para a vinda de uma empresa de comunicação para o TECNOPUC”. A presença da RBS dentro do campus abre diversas oportunidades para os alunos, garante a diretora da Famecos Mágda Cunha. “A parceria entre as duas instituições entra em uma nova dimensão, que é a produção de pesquisa”, explica a professora.
A ligação entre a Universidade e a RBS, porém, não começou com esse acordo. Em discurso feito no evento, Eduardo Sirotsky Melzer elogiou o longínquo relacionamento das duas instituições. “Essa parceria firmada hoje tangibiliza uma relação já existente e representa um grande passo em direção à tecnologia e à inovação”, garantiu.
O novo prédio do parque tecnológico da Universidade já conta com diversos parceiros importantes no mercado, no entanto, nenhuma empresa de comunicação ainda havia se estabelecido dentro da PUCRS. O reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet, enfatizou a relevância dessa união: “É a primeira vez que um relacionamento como esse acontece na América Latina e ele possibilitará avanços científicos e tecnológicos para ambos os lados”, assegurou ele em seu discurso.