De 25 a 28 de julho, acontece no centro de eventos da PUCRS o 13º Fórum Internacional Software Livre. Com mais de 2.600 pessoas já inscritas, o fórum conta com palestras, oficinas e workshops que discutem empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e liberdade. O preço para estudantes é de R$ 72,00 (valor que aumenta ao aproximar do evento). Porém, para acessar a feira, espaço onde estão os estandes de patrocinadores, parceiros e estão programadas outras atividades, não é necessário pagar.
Software livre é um movimento social que promove a liberdade em rede. Segundo os fundadores, não é ético aprisionar conhecimento científico, que deve estar sempre disponível e, assim, permitir a evolução. Grandes nomes do movimento no Brasil estarão presentes como palestrantes, entre eles Marcelo Branco, ex-coordenador da Associação Software Livre.Org e três vezes diretor-geral da Campus Party Brasil, e Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre da Inclusão Digital no Brasil, além de outros profissionais de diversos países.
O lançamento do fórum aconteceu na segunda-feira passada (4), no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro, e foi anunciado por Richard Stallman, famoso hacker e programador americano, ativista e fundador do movimento. O grande controle dos governos sobre o que está na rede é um dos temas mais discutíveis, na opinião do ativista: “O que vemos hoje é que a liberdade está sendo atacada de várias maneiras. Talvez tenhamos que diminuir a nossa inclusão para preservar nossas liberdades”.
A ideia do seminário surgiu da mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país, para promover o encontro físico de muitas pessoas que se conhecem e trabalham apenas pela internet. Acontece desde o ano 2000 e funciona de forma colaborativa, qualquer um pode sugerir um tema para discussão e, até mesmo, oferecer uma palestra, debate ou workshop, que depois são votados por palestrantes de edições anteriores. O evento é dividido nas zonas temáticas: administração, desenvolvimento, desktop, tópicos emergentes, educação, ecossistemas, oficinas e encontros comunitários (que serão oportunidades para comunidades de Software Livre realizarem encontros e mini-eventos relativos a seus grupos, projetos, entidades).
O site do fórum é constantemente atualizado, informações são divulgadas à medida em que são definidas as atividades. A programação completa estará disponível no início de julho. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo endereço.