Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FÓRUM
11 de junho de 2012

PUCRS é sede do maior evento de Software Livre da América Latina

Por Maria Polo
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De 25 a 28 de julho, acontece no centro de eventos da PUCRS o 13º Fórum Internacional Software Livre. Com mais de 2.600 pessoas já inscritas, o fórum conta com palestras, oficinas e workshops que discutem empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e liberdade. O preço para estudantes é de R$ 72,00 (valor que aumenta ao aproximar do evento). Porém, para acessar a feira, espaço onde estão os estandes de patrocinadores, parceiros e estão programadas outras atividades, não é necessário pagar.

Software livre é um movimento social que promove a liberdade em rede. Segundo os fundadores, não é ético aprisionar conhecimento científico, que deve estar sempre disponível e, assim, permitir a evolução. Grandes nomes do movimento no Brasil estarão presentes como palestrantes, entre eles Marcelo Branco, ex-coordenador da Associação Software Livre.Org e três vezes diretor-geral da Campus Party Brasil, e Sérgio Amadeu da Silveira, sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre da Inclusão Digital no Brasil, além de outros profissionais de diversos países.

O lançamento do fórum aconteceu na segunda-feira passada (4), no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro, e foi anunciado por Richard Stallman, famoso hacker e programador americano, ativista e fundador do movimento. O grande controle dos governos sobre o que está na rede é um dos temas mais discutíveis, na opinião do ativista: “O que vemos hoje é que a liberdade está sendo atacada de várias maneiras. Talvez tenhamos que diminuir a nossa inclusão para preservar nossas liberdades”.

A ideia do seminário surgiu da mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país, para  promover o encontro físico de muitas pessoas que se conhecem e trabalham apenas pela internet. Acontece desde o ano 2000 e funciona de forma colaborativa, qualquer um pode sugerir um tema para discussão e, até mesmo, oferecer uma palestra, debate ou workshop, que depois são votados por palestrantes de edições anteriores. O evento é dividido nas zonas temáticas: administração, desenvolvimento, desktop, tópicos emergentes, educação, ecossistemas, oficinas e encontros comunitários (que serão oportunidades para comunidades de Software Livre realizarem encontros e mini-eventos relativos a seus grupos, projetos, entidades).

site do fórum é constantemente atualizado, informações são divulgadas à medida em que são definidas as atividades. A programação completa estará disponível no início de julho. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo endereço.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org