Depois de quatro anos de trabalho, o aplicativo Globall Football Glossary, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS, foi lançado nesta segunda-feira (16). A proposta tem como objetivo informar os termos do futebol em três diferentes idiomas: português, espanhol e inglês. O aplicativo é gratuito.
A primeira ideia era desenvolver um glossário Olímpico, em forma de e-book. Porém, com a Copa do Mundo, os coordenadores decidiram mirar no futebol. Foram além. Em vez de e-book, partiram para a criação de um aplicativo para Android e IOS. Estruturado em três partes, o aplicativo oferece a expressão, a definição e a contextualização dos jargões do esporte, com aproximadamente 300 termos. O projeto conta com a parceria das faculdades de Comunicação Social (Famecos), Educação Física (Fefid) e Letras (Fale).
Para encontrar as palavras certas em cada idioma, o GPEO escolheu uma região para cada língua, como forma de padronizar as expressões. Por isso, o inglês utilizado é o da Inglaterra, o espanhol é o da Espanha e o português do Brasil. As expressões do futebol brasileiro utilizadas são as que a mídia do Sul e Sudeste do país utilizam. Para Nelson Todt, coordenador do GPEO, “o aplicativo ficará como um legado da Copa do Mundo de 2014. Deixará heranças culturais, sociais e educacionais”.
O primeiro glossário em português, inglês e espanhol será registrado como marca e é considerado um produto inovador e atemporal, pois ele será continuamente aperfeiçoado. Por enquanto, o aplicativo está disponível na versão 1.0 para Android.
Os coordenadores do Globall Glossary Football são os professores Cristina Becker Lopes Perna (Faculdade de Letras), Heloísa Orsi Koch Delgado (Faculdade de Letras) e Nelson Schneider Todt (Faculdade de Educação Física), que contam com a participação dos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Eduardo Seidl e André Pase. A tradução para o espanhol foi realizada pelo espanhol Juan Simón, professor da Universidade Europeia de Madrid e ex-jogador do Real Madrid, de Cristiano Ronaldo.