Boas notas no ENADE qualificam o currículo dos alunos e valorizam a qualidade de ensino da Faculdade (Foto: Joana Berwanger)
“Temos que assumir uma cultura ENADE”. A frase da coordenadora de Publicidade e Propaganda, Cristiane Mafacioli, ressalta a importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. No dia 22 de novembro, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS) serão avaliados através de 10 questões de formação geral e 30 de formação específica. As faculdades serão classificadas com conceitos de 1 a 5. As que tiverem notas mais baixas não poderão receber bolsas adicionais do ProUni e concorrer à bolsa FIES. Os estudantes concluintes dos cursos de graduação que alcançarem as melhores notas serão contemplados com uma Bolsa Mérito em um curso de especialização promovido pela instituição.
Segundo o coordenador de Jornalismo, Fábian Chelkanoff, a Bolsa é um incentivo para que o aluno entenda a importância do ENADE para sua carreira. O exame afeta tanto a Faculdade quanto o estudante, que irá carregar no seu diploma a nota atribuída ao seu curso. Através do boletim de desempenho, que divulga os resultados da prova após um ano, é possível medir o conhecimento e comparar resultados. “Logo que saem da instituição, os diplomados querem voltar para seguir estudando, então a possibilidade de ganhar um estudo financiado pela PUCRS deve ser mais reconhecido”, afirma Cristiane.
Em 2012, sete cursos realizaram o ENADE. Marion Creutzberg, coordenadora de avaliação da PUCRS, lembra que os ganhadores devem solicitar a Bolsa Mérito. O prazo para reivindicar a bolsa é de dois anos depois da divulgação dos classificados. O estudante pode optar pelo curso de especialização de sua preferência.