Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
22 de abril de 2016

PUCRS recebe conferência mundial de jornalismo literário

Encontro integra as comemorações dos 50 anos da Famecos
Por Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

Professor Juan Domingues é um dos associados da IALJS (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O Centro de Eventos da PUCRS recebe, dos dias 19 a 21 de maio, a 11ª conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS). O evento tem a participação de associados de 50 universidades de 17 países e, pela primeira vez, acontece no Brasil. Este ano, o tema do encontro é Jornalismo Literário: Contando as Histórias Não Contadas. Durante os três dias de reunião, os conferencistas compõem painéis de conversas e debates dedicados ao estudo acadêmico, ao ensino e à prática do jornalismo literário.

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Juan de Moraes Domingues, faz parte da IALJS desde 2012. Um ano após o ingresso, em conferência realizada na Finlândia, ele foi questionado por um dos associados sobre a possibilidade da realização de uma edição no Brasil. A viabilidade foi confirmada com apoio e participação da Famecos e, a partir de outubro de 2013, o evento começou a ser organizado.

A um mês do encontro, Domingues diz que as expectativas são altas, pois é a primeira vez que a conferência se desloca para além do eixo europeu e norte-americano. Destaca que o grupo aproveita a reunião dos associados para discutir a realidade do jornalismo literário e para trocar experiências culturais. A conferência integra as comemorações dos 50 anos da Famecos e contribui com a internacionalização da PUCRS.

Sobre o jornalismo literário na era digital, Domingues diz que a escrita literária não encontra problemas de espaço na comunicação pelas redes, o que antes era empecilho na forma impressa. Explica, ainda, que o gênero combina o interesse do jornalista sobre um assunto com um texto que seja informativo, complexo e detalhado. “O jornalismo literário aprofunda a verdade”, complementa.

Os alunos da Famecos podem participar de uma aula aberta ministrada por duas conferencistas do evento. No dia 17 de maio, as professoras da Universidade de Lisboa, Alice Trindade e Isabel Soares, abordam o tema Jornalismo Literário em Português e na Europa. A palestra acontecerá no auditório da Faculdade e a entrada é livre.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org