Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
21 de março de 2017

Emoção e jornalismo: diferencial da Revista Pulso

Publicação desenvolvida pelos alunos na disciplina de Projeto Experimental IV pode ser encontrada no 2˚ andar da faculdade
Por Júlia Bueno

gifpulso0001CB140317Pulso do latim pulsare: bater, impulsionar, latejar. Palavra escolhida pela turma da manhã 2015/2 – na disciplina de Projeto Experimental IV (Editorial Gráfico), 8˚ semestre – para ser título da revista de 130 páginas produzida por eles, estudantes de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O exemplar é resultado do desejo de falar sobre emoções e das diferentes visões sobre o assunto.

Durante o semestre, os alunos elaboram o projeto, desde a concepção da proposta editorial e do projeto gráfico, até a execução. Eles pensam o que querem fazer, capturam fotografias, definem e produzem grandes reportagens, além de montarem as páginas da publicação. Alexandre Elmi, professor da disciplina desde 2011, observa a forma de trabalho realizada pelos universitários e pontua a maneira coletiva e democrática com que as decisões são tomadas. Explica, ainda, o consenso estabelecido entre o grupo para que haja um melhor aproveitamento dos talentos individuais de cada estudante sem perder de vista cada uma das etapas necessárias para o projeto: planejamento, definição do tema, discussão, elaboração e montagem. “As escolhas sobre formato, tamanho, uso do papel, ocupação, projeto de fotografia, uso de cores e reportagens são feitas somente por eles”, resume.

Livro foi produzido em 2015/2 e está disponível na Famecos (Foto: Clarissa Menna Barreto/Famecos/PUCRS)

Revista criada por alunos na disciplina de Projeto Experimental está disponível na Famecos (Foto: Clarissa Menna Barreto/Famecos/PUCRS)

E onde as pautas são produzidas? No próprio prédio 7. Otávio Daros, hoje já formado, revela o quanto a revista foi especial para ele, pois o desafiou a produzir um texto de abertura, que tentou traduzir de modo sintético e multidisciplinar o significado da palavra emoção. Ele acrescenta o esforço que teve ao tentar dar um caráter científico para uma palavra bastante usada no cotidiano e que recebe em seu uso diversos significados: “Digamos que é a minha reportagem do coração. Além do material textual, fiquei surpreso pelo trabalho fotográfico e de diagramação”.

A ideia da Pulso foi elaborada a partir de percepções de pesquisadores de diferentes áreas de estudo: filosofia à bioquímica, sociologia à psiquiatria. “Ficou uma bela revista! Uma maturidade jornalística do final da faculdade, com certeza, que levou a um trabalho diferenciado”, comemora Daros.

Elmi comenta que não é aconselhável cursar a disciplina antes do 6º semestre, pois ela deságua em uma série de habilidades desenvolvidas ao longo do período de graduação: “É a continuidade de uma linha de formação: primeiro eles passam pela vivência de um jornal, depois pelo projeto em revista para depois chegarem onde estão”.

Quanto às mudanças existentes devido à atualização do currículo, o professor comenta o ingresso, a partir do início de 2016, de um docente da área digital, com o propósito de, paralelamente à produção do impresso, conseguir fazer uma extensão de conteúdo digital – seja um blog, site complementar, versão eletrônica ou repositório de vídeo e áudios ligados ao projeto. “Percebi um amadurecimento editorial e gráfico, somado a uma sofisticação na discussão sobre o tema da revista. Os alunos estão mais sensíveis, vejo que eles estão abraçando com mais entusiasmo a ideia de poder desenvolver um projeto com autonomia de execução e concepção. Chegam com vontade de melhorar, avançar e experienciar outras possibilidades”, enfatiza, entusiasmado.

Atualmente, outros três docentes coordenam a disciplina. Karen Sica, pela manhã, e Marcelo Fontoura, durante a noite. Já Elmi e Moreno Osório lecionam nos dois turnos. “A importância do projeto é permitir que os alunos vivam a experiência de um trabalho coletivo com liberdade. Liberdade de decidir e com responsabilidade de execução”, pontua Elmi.

No vídeo abaixo, Anahís Vargas, formada pela Famecos e aluna que participou da produção da Pulso, explica a importância do projeto na sua vida profissional e os desafios que encontrou durante a elaboração da reportagem. Na publicação, a agora jornalista fala sobre o acidente com o voo 3054 da TAM, que ocorreu em julho de 2007, do ponto de vista emocional e entrevista familiares das vítimas. Confira:

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org