Fotógrafos, diretores de arte, designers ou qualquer pessoa que trabalhe com criação visual pode elaborar um portfólio para divulgar seu trabalho. Mas você sabe qual a importância de possui-lo? O que deve conter em um portfólio? A publicitária e Mestre em Design de Interfaces Tecnológicas Melissa Streck explica a relevância dessa ferramenta para promover uma carreira.
Um bom portfólio deve conter os seus melhores trabalhos, um pouco sobre você, organização e uma boa plataforma para apresentação. Ele apresenta as habilidades, qualificações, formação e experiência do profissional. “O portfólio criativo se diferencia na hora de ingressar no mercado de trabalho, pois é ele que poderá causar a “primeira impressão” sobre seu trabalho na hora de apresentá-lo a uma empresa contratante”, observa, Melissa.
Quanto a avaliação das empresas, a publicitária explica que cada instituição terá seu olhar, porém de forma geral. No entanto, a qualidade e a forma de apresentação dos trabalhos vão contar a favor do candidato. “Um portfólio compila em um único lugar o que o profissional está fazendo de melhor”, afirma.
Melissa também expõe que o WordPress.com, plataforma trabalhada por ela, oferece templates específicos para a criação de portfólios, permitindo que o profissional criativo disponha seus trabalhos junto a um site e/ou um blog. Além disso, permite compartilhamentos automáticos em redes sociais e funciona em sites de busca, como Google. Portanto, para você acertar no portfólio, a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS oferece o curso de extensão Criação de Portfólios em WordPress nos dias 21 a 30 de março. As inscrições vão até 20 março. Para mais informações acesse o site da Educon.