Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
8 de janeiro de 2018

Qual é o modelo de país que você quer viver?

Famecos produz pesquisa sobre o Brasil ideal para os jovens
Por Janaina Rauber

Repórter Marcelo Canellas sendo entrevistado pela equipe do Espaço Experiência (Foto: Júlia Brasil)

Você sabia que 80% dos jovens se dizem preocupados com o futuro do Brasil? O Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da PUCRS, com a coordenação do Professor Me. Ilton Teitelbaum, produz, desde 2012, um estudo com jovens chamado Projeto 18/34. Este ano, a 4ª edição nacional foi chamada de “Modelo de país”. A pesquisa foi abordada pelo Fantástico no quadro “O Show da Vida” na primeira edição do ano (7 de janeiro), através de uma reportagem de Marcelo Canellas.

Os pesquisadores analisaram a visão do público alvo sobre o país que vivem e querem viver. De acordo com eles, o principal objetivo é identificar e descrever os atributos e características que podem ser trabalhados para que, mais que um estado, possam construir uma nação.

A 4ª edição do Projeto 18/34 contou com a participação de 1620 respondentes de 18 a 34 anos. Eles foram separados proporcionalmente pelas regiões brasileiras, de acordo com as estatísticas do IBGE. Durante o estudo foi constatado que os jovens passaram a priorizar ganhar bem, em vez de ser feliz no trabalho. O Projeto mostrou que o contexto econômico atual tem forte influência neste resultado, uma vez que as dificuldades geradas pela crise de 2014 impactaram e os conscientizaram.

Durante a pesquisa foi citado que o futuro está ligado com a ansiedade, característica que acreditam estar muito presente na atualidade e com tendência a piorar. De acordo com eles, acabam criando muitas expectativas em cima das coisas e, quando não ocorre da forma esperada, tendem a se frustrar facilmente. Apesar desses dados, 90% das pessoas desse grupo responderam que não realizam acompanhamento psicológico, porém 36,1% gostariam de fazer.

Sobre o mercado de trabalho, o estudo revela que 70% dos entrevistados já ingressaram, sendo que este valor é mais elevado nas regiões Sul e Norte. Para esse grupo os principais motivos de trabalhar tão cedo são: alcançar a independência financeira e ajudar a família com despesas.

Para definir “trabalho ideal” eles acreditam que precisam encontrar reconhecimento e desenvolvimento. Depois disso, o segundo conceito mais citado envolve desafio, conforto e estrutura.

A grande maioria desses brasileiros se diz preocupados com o futuro do país. Suas atitudes para isso são se inteirar sobre assuntos relacionados a política, economia e causas sociais, evitam praticar corrupções no dia a dia e buscam votar conscientemente.

Ou seja, o modelo de país para os atuais jovens brasileiros necessita de uma democracia representativa, mais honesta e transparente, com aplicação mais adequada dos impostos, mais estável economicamente, mais segura e menos preconceituosa.

 

Confira os depoimentos dos pesquisadores e do repórter Marcelo Canellas sobre o 18/34:

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org