Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SET UNIVERSITÁRIO
29 de setembro de 2009

Quando a comunicação faz toda a diferença

Por Júlia Preis

“Vocês podem interromper, senão o papo fica meio chato”. Esse foi o início do discurso de Jânio Ayres, um dos ministrantes da oficina Assessoria de comunicação em órgãos governamentais. A conversa descontraída, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 29, dentro da programação do 22º SET Universitário, foi baseada na Trensurb, um exemplo concreto da importância de uma comunicação bem estruturada.

Uma das consequências positivas dessa organização foi o resultado de recente pesquisa demonstrando que, apesar de pública, a Trensurb é considerada honesta por quase 100% dos usuários. Formado em jornalismo, Ayres foi responsável pelo atual projeto de comunicação da empresa, decorrente do seu trabalho de pós-graduação em comunicação integrada.

A importância de a comunicação estar ligada à presidência, tanto no organograma quanto fisicamente, foi destacada. “E mesmo assim, acontece de eles nos esquecerem. A gente tem que estar ligado”, aconselha o gerente de comunicação.

Entre encartes, jornal mural e até mensagens no verso dos tíquetes de metrô, a relação com o público nunca é deixada de lado. Segundo Antônio Oliveira, jornalista formado pela primeira turma da Famecos, em 1970, e assessor de imprensa da Trensurb, esta relação é de transparência total.

Se as licitações e o financeiro podem parecer empecilhos para empresas públicas, a criatividade é fundamental para a criação de novas parcerias. Informações práticas, como problemas técnicos e horários de trem são essenciais, mas atividades extra-operacionais, segundo eles, são destaque dentro da estratégia de aproximação com os diversos públicos.

A valorização do funcionário também foi ponto salientado por Ayres, que usou como exemplo a iniciativa inédita Sexta Curta. De acordo com ele, as projeções dos filmes são feitas em pleno horário de expediente, buscando incentivar culturalmente o trabalhador.

O bom relacionamento com a mídia e outras organizações gerou curiosidade entre os alunos participantes. O diálogo constante com a associação que dá auxílio àquelas pessoas com tendência ao suicídio, por exemplo, tem papel fundamental, já que, conforme eles, o número deste tipo de ocorrência nas estações é significativo. A mensuração de resultados, assunto atual nas cadeiras de assessoria, muitas vezes visto com receio pelos alunos de Comunicação, foi mostrada como indispensável.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org