Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
9 de outubro de 2015

“Quando decidi cursar RP, minha mãe disse: Famecos”

Paula (E) e Suzana Vellinho Englert, mãe e filha, se formaram em Relações Públicas
Por Júlia Aguiar
Paulaesuzana

Paula Vellinho Englert (E) e Suzana Vellinho Englert  (Foto: arquivo pessoal)

Vinte anos. Esta é a diferença de tempo entre a formatura de Suzana Vellinho Englert e a entrada de Paula Vellinho Englert na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O primeiro encontro das duas ocorreu antes de qualquer pensamento acadêmico: na maternidade. Além das semelhanças físicas entre mãe e filha, as duas compartilham o amor pelas Relações Públicas, profissão que escolheram.

Para Paula, Suzy, como sua mãe é conhecida, é mais do que uma influência. “Ela é parte de quem eu sou”. Suzy entrou na Famecos em 1974 e se formou em 1977. Desde então, em nenhum momento pensou que deveria ter seguido outro caminho. Segundo ela, a profissão representa a construção de pontes entre as pessoas a partir de um bom entendimento entre elas. “A profissão me deixa feliz quando os objetivos lançados nos planejamentos estratégicos que faço são atingidos e os clientes ficam satisfeitos”.

A mãe de Paula diz que o mais fascinante nas Relações Públicas é a capacidade do profissional de ter um olhar amplo e estratégico para ser gestor de comunicação integrada. Suzy não quis se arriscar a indicar livros, pois pensa que um bom relações-públicas deve ler sobre vários assuntos. “Acredito que o RP é desafiado a conhecer muitos assuntos para poder surpreender as pessoas”.

Aos futuros relações-públicas, Suzy aconselha que se reinventem e que atentem para os cenários nos quais estão envolvidos. “As soluções, na maioria das vezes, são encontradas nas superfícies, basta ter olhos para descobri-las”. Ela recomenda que escutem as pessoas, sejam curiosos e tenham interesse. “Após, recolham-se e pensem em como lançar estratégias que levem em consideração o diagnóstico realizado e que sejam soluções para os problemas encontrados”.

Paula sempre gostou de entender os processos de comunicação, conexão e comportamento das pessoas. Por isso, sua primeira escolha foi Sociologia, curso que ficou por dois anos. Mas logo mudou para RP, onde encontrou todas as respostas que estava procurando. Quando contou para a mãe que queria estudar RP, foi prontamente apoiada. “Quando decidi cursar RP, minha mãe disse: Famecos. Durante todo o curso, ela foi uma grande parceira, assim como é até hoje”.

A primeira lembrança que Paula tem da Famecos são os amigos. “Fiz conexões e amizades que levei para minha vida”. Não é para menos que seu ambiente favorito era o saguão pulsante da Faculdade. Durante sua trajetória, ela teve a oportunidade de encontrar outras grandes relações-públicas. Duas docentes que marcaram seu caminho são Neka Machado e Ana Baseggio. “Ambas têm um olhar voltado para o melhor do aluno e uma vontade de fazer sempre o melhor, com carinho e firmeza”.

A área de humanas fascina a relações-públicas. Ela é vice-presidente da Box1824. Sua profissão está mais ligada à gestão de pessoas, condução do negócio e estratégias comerciais. “Na essência, trabalho para entender as pessoas, os sonhos, as necessidades e buscar caminhos para fazer tudo virar realidade. Isso me apaixona muito, sempre”.

A filha de Suzy aposta que o futuro dos estudantes na profissão depende deles. “Temos que desenhar caminhos e caminhar. Não adianta simplesmente desenhar, pensar e sonhar. É andando, vivendo e tendo persistência que construímos a nossa história”. Para ela, colecionar experiências é a coisa mais valiosa que existe e, quanto mais se trabalha, mais se aprende.

Sobre sua mãe, Paula diz que ela é um dos principais pilares de sua formação. “A coragem, a competência, a determinação, a certeza que podemos ser melhores e a capacidade de fazer o problema do nosso cliente ser o nosso problema são ensinamentos dela que eu carrego comigo todos os dias”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na sexta-feira (16). O entrevistado é Maurício Saraiva. Ele é jornalista e comentarista da RBSTV e apresentador da TVCOM.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org