
Foto: Edissa Waldow
O rádio trabalha com a imaginação do ouvinte. A narração de um jogo de futebol, por exemplo, necessita ser muito descritiva para que se possa visualizar mentalmente as jogadas. Não poderia ser diferente na adaptação da crônica para o meio de comunicação difusor da voz humana. Mais de 50 estudantes da disciplina de Radiojornalismo III, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, participaram da formação do audiolivro de crônicas radiofônicas. Além do Poder das Palavras, Percepções sobre o Mundo no Século XXI é o título da quarta edição, com a supervisão dos professores Filipe Gamba, Luciano Klöckner e Tércio Saccol.
A ideia de produção do audiolivro surgiu durante uma discussão sobre a inclusão de deficientes visuais, em 2010, na disciplina. Os alunos escrevem e gravam as crônicas, com liberdade para utilizar efeitos de apoio, como trilhas. A intenção é que elas despertem a imaginação nos ouvintes, construindo cenários sonoros. A edição deste ano está disponível desde o dia 5 de novembro (quarta-feira) e pode ser conferida no
link. O projeto faz parte da grade curricular de Radiojornalismo III.
A crônica São Coisas do Cotidiano, de Victoria Krieger Fonseca, relata um momento muito particular da trajetória da aluna na faculdade. “Foi um trabalho super gratificante. Eu estava em um momento de desilusão com o curso e isso me fez fazer uma análise interna, mergulhar fundo nos meus sentimentos”, afirma, acrescentando que o trabalho foi muito mais que uma crônica, mas um alerta. “Isso fez com que eu acordasse e percebesse que essa época da minha vida vale ouro. Reclamar só iria fazer com que eu perdesse a beleza da Famecos, que eu tanto amo”, lembra.