Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Televisão
26 de janeiro de 2018

Quatro ex-alunos da Famecos fazem parte da equipe do Fantástico

Os quatro jornalistas ocupam cargos importantes no programa dominical
Por Ritieli Moura

Marcelo Outeiral assumiu o cargo de coordenador de quadros e série (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de terem compartilhado as salas de aula e os demais ambientes da Famecos, quatro ex-alunos formados em jornalismo compartilham hoje o mesmo ambiente de trabalho nos estúdios Rede Globo. Marcelo Outeiral, Marcelo Sarkis, Mônica Reolom e Felipe Martini fazem parte da equipe dos bastidores do Fantástico.

 

Marcelo Outeiral fazia parte da equipe do Planeta Extremo e, recentemente, assumiu a coordenação de quadros e séries do Fantástico. Para ele o novo cargo representa “uma nova fase e reconhecimento por todos os colegas de trabalho”. Ainda sobre o Planeta Extremo, Outeiral o destaca como um dos trabalhos mais marcantes de sua carreira, ao lado do documentário que fez com Marco Villalobos e Milton Cougo sobre atletas desaparecidos na ditadura militar da Argentina. Desde 2001 na TV Globo do Rio, sua carreira conta com passagens por um jornal de Garopaba/SC, pela Guaíba, pela Bandeirantes e pela RBS.

 

Em dezembro de 2013, Marcelo Sarkis foi selecionado para compor a equipe do programa, para trabalhar com estratégia digital. Por um ano Sarkis foi Editor Web, até que passou a se envolver com edição de texto e roteiro: “Me apaixonei e entendi que era assim que poderia fazer a diferença aqui, produzindo conteúdos originais”, afirma. Como editor e roteirista, tem a responsabilidade de acompanhar os projetos desde a criação até o momento em que ele está pronto para ir ao ar. Sarkis foi um dos idealizadores do Fant360, quadro que viaja pelo mundo captando imagens em 360º. “Foi super ousado e inovador, conseguiu usar tecnologia web em um conteúdo para TV.” Formado em 2012, ele já havia atuado na redação da Zero Hora, onde passou pelas editorias de economia e tecnologia, foi editor de contracapa e comandou a equipe de Coordenação de Inovação. Além disso, participou da criação do Editorial J, laboratório de jornalismo convergente da Famecos.

 

Outra integrante do quarteto, Mônica Reolom chegou ao Fantástico em 2016, quando surgiu uma vaga na produção e ela foi indicada por Sarkis. A produtora conta que foi uma grande mudança em sua carreira: “Eu era muito do papel e na TV é diferente, é outra abordagem”. Ela participou da matéria sobre o fechamento das escolas no Rio de Janeiro por conta dos tiroteios e destacou como um dos trabalhos que mais achou interessante fazer. “É um desafio contar uma história sem estar lá”, comenta. Antes de chegar ao Fantástico, Mônica foi repórter de cidades do Estadão durante três anos e atuou durante um ano na Azul Magazine, revista da companhia aérea Azul.

Jornalistas formados na Famecos trabalham no Fantástico (Foto: Gabriela Rocha)

 

Também em 2016, Felipe Martini desembarcou no Rio de Janeiro para encarar o novo desafio de ser Editor Web do programa. Além de cuidar da parte web, Martini faz a edição de vídeos que vão para o ar no domingo, como é o caso do quadro Tá de Brincadeira. Ele foi responsável pelo documentário sobre os Cavalinhos do Brasileirão, que mostra o surgimento e a evolução dos cavalinhos que ganharam o público nas noites de domingo. “Foi muito legal fazer o documentário”, comentou. Martini tem relação com o jornalismo multimídia desde a faculdade, também participou da primeira equipe do Editorial J, sempre acreditando no uso de mídias diversas para fazer jornalismo: “Sabia que o jornalismo não ficaria só no texto”. Na Zero Hora começou com assistente multimídia e passou a repórter, fazendo coberturas importantes, como a do caso do menino Bernardo Boldrini, além de eventos como o Planeta Atlântida.

 

Eles ressaltaram a importância da Famecos em suas carreiras, citando além do aprendizado, o convívio com colegas e professores. “Foi a sementinha. Me mostrou o caminho e tendências que hoje se concretizam”, falou Felipe Martini. Para Mônica o que mais marcou foram as amizades: “Conheci pessoas que estão comigo até hoje, amigos para a vida inteira.” Marcelo Sarkis fala com carinho do local e cita os amigos: “A Famecos foi minha casa, onde comecei. Conheci tantas pessoas incríveis, como a Mônica e o Felipe”. Já Marcelo Outeiral destacou o desejo de reviver os tempos de faculdade: “Queria voltar no tempo e curtir novamente uns anos naquelas salas e corredores!”

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org