A palestra Que Mundo é Esse? dará início à programação do 29º SET Universitário. A atividade ocorre na segunda-feira (26), às 20h, no Centro de Eventos da PUCRS. Baseada na série produzida para a Globo News, tem como intuito mostrar as mudanças que o mundo está sofrendo, desde guerras a países pobres ressurgindo com o auxílio humanitário e a crise que atingiu as grandes potências. Segundo o coordenador de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), Fábian Chelkanoff, o objetivo da palestra é ’’mostrar como o mapa do mundo mudou, segue mudando e está de cabeça pra baixo’’.
Os palestrantes da abertura são nomes de peso. Rodrigo Cebrian é diretor e trabalha há 20 anos para a TV Globo. Já dirigiu os programas Muvuca, Caldeirão do Huck e Amor e Sexo. Além disso, escreveu um livro sobre suas viagens nos anos de Caldeirão do Huck. Atualmente é um dos jornalistas envolvidos na realização da série Que Mundo é Esse?. O outro participante, André Fran, é diretor, escritor e um dos sócios da BASE#1. Também é um dos criadores da série Não Conta lá em Casa, que mostra viagens aos destinos mais polêmicos do mundo como a Coreia do Norte e outros. É autor do livro Uma viagem aos destinos mais polêmicos do mundo e colabora com as publicações Avianca, Vice, Viagem & Turismo e outras.
Com o intuito de mostrar o panorama do mundo atual, os ministrantes estiveram no Iraque, no fronte de guerra com o Estado Islâmico, e em todo Oriente Médio. Passaram também pelo continente africano, para mostrar como a qualidade de vida está aumentando a partir de iniciativas privadas e trabalhos de organizações não governamentais. Para ilustrar a crise econômica mundial do século XXI, o escolhido foi os Estados Unidos. Os jornalistas buscaram mostrar os contrastes do país, em lugares que conseguiram se reerguer e locais onde os impactos ainda são visíveis.
A palestra é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição.