Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
29 de junho de 2016

“Que seja a última vez que fiquemos calados”

Frase foi dita pelo coordenador Fábian Chelkanoff durante ato em defesa do jornalismo livre
Por Mariana Brun e Nicolle Timm
Foto: Bernardo Speck

Ato lembrou a prisão, no dia 15 de junho, de Matheus Chaparini, jornalista do Jornal Já (Foto: Bernardo Speck)

Ao longo dos seus 63 anos de história, o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realizou diversas atividades e debates sobre a profissão. Em 2010, no dia 17 de junho, ocorreu no saguão da Famecos o ato de valorização do diploma. A data marcou exatamente 1 ano da decisão do Superior Tribunal Federal de derrubar a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Ontem, às 19h, o curso voltou a se manifestar a favor da profissão, promovendo o ato em defesa do jornalismo livre.

“O que vamos fazer agora é levantar uma bandeira que já deveria estar levantada há muito tempo, que é a bandeira do jornalismo livre”, destacou Fábian Chelkanoff, coordenador de Jornalismo da Famecos e mediador do ato. Para fortalecer a ação, foi orientado que os presentes utilizassem as hashtags #JornalismoLivre, #JornalismoSemGrades e #ÉSóOComeço nas redes sociais.

Estavam presentes João Guilherme Barone, diretor da Famecos, Celso Augusto Schröder, presidente da Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e professor da Famecos/PUCRS, Milton Simas Junior, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (SINDIJOR-RS), Elmar Bones da Costa, editor chefe do Jornal JÁ, Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, Juremir Machado da Silva, jornalista do Grupo Record e professor da Famecos/PUCRS, Luiz Antônio Araújo, jornalista do Grupo RBS e professor da Famecos/PUCRS, Rodrigo Rosa, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antônio Goulart, dirigente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Marcelo Träsel, um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Joana Berwanger, representante da diretoria do Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da Famecos.

O ato em defesa do jornalismo livre lembrou o caso que aconteceu no dia 15 de junho. Matheus Chaparini, jornalista do Jornal JÁ, e o cinegrafista Kevin Darc foram presos com estudantes durante a desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Centro de Porto Alegre. Mesmo depois de se identificar, o jornalista, que cobria a ocupação do prédio, foi encaminhado para o Presídio Central. Chaparini e Darc foram liberados depois de 14 horas de detenção. Nessa terça-feira (28), o jornalista esteve no saguão da Famecos e destacou a importância do ato para defender o jornalismo livre. Chaparini afirmou que episódios como o que aconteceu com ele servem para unir a categoria. “O atentado é contra a liberdade de imprensa e o direito do jornalista de exercer o seu trabalho”.

Schröder falou sobre o crescimento da violência contra os jornalistas do Brasil, especialmente aqueles que têm atuado na área de Política, e ressaltou a relevância de tratar o assunto dentro de uma universidade. “No mundo todo, de alguma maneira, os jornalistas deixaram de ser protegidos por suas credenciais e passaram a ser alvo por elas”. Träsel, como representante da Abraji, afirmou que 80% das agressões aos repórteres ocorrem por parte da polícia, segundo estudo da Associação.

A fim de exigir que acontecimentos como o de Chaparini sejam extinguidos, será encaminhado ao governo do Estado um documento de pedido de audiência com o governador. Ao final, 15 segundos de silêncio foram contabilizados pelo coordenador do curso de Jornalismo da Famecos. “Que seja a última vez que ficamos calados”, acrescentou Chelkanoff, ao término do cronômetro.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org