Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
9 de setembro de 2015

Concurso seleciona estudantes para treinamento

Programa Primeira Pauta ZH está com inscrições abertas até o dia 20
Por Nicolle Timm
Foto: Divulgação

Podem participar estudantes que estejam entre o 3º e o 6º semestre do curso de Jornalismo (Foto: Divulgação)

Promover uma semana de treinamento na Redação de Zero Hora. Esse é o objetivo do concurso Primeira Pauta ZH, que oferece a oportunidade de estudantes que estejam entre o 3º e o 6º semestre do curso de Jornalismo participarem da rotina do jornal durante cinco dias. Até o próximo dia 20, os interessados podem se inscrever para o concurso que seleciona cinco estudantes para integrarem o projeto.

O concurso tem início com a reflexão sobre o problema que considera o mais grave na cidade onde mora. A partir daí, é necessário definir uma pauta, apurar e redigir, apontando possíveis soluções e apresentando, pelo menos, duas fontes de informação. O texto deve conter, no máximo, 3 mil caracteres e seguir critérios como clareza, objetividade, correção gramatical e criatividade. Os 30 melhores trabalhos serão selecionados por ZH. Os autores continuam no disputa.

A próxima etapa consiste em enviar um ensaio fotográfico ou um vídeo com tema definido pelo jornal. Os 30 finalistas são recebidos no Dia do Primeira Pauta ZH, em 15 de outubro, na sede do Grupo RBS, por repórteres especiais, editores e colunistas para conversarem sobre a profissão. Os cinco vencedores serão anunciados no final do evento e, no dia 22, apresentados na Redação.

O Primeira Pauta ZH não é um programa de estágio e não é remunerado. É uma semana de treinamento de 30 horas e pode ser aceito como atividade complementar exigida pelo curso na Universidade.

Durante cinco dias, de 26 a 30 de outubro, os ganhadores participam de uma série de atividades. Lúcia Pires, editora de Comunicação de Zero Hora, conta que eles passarão seis horas por dia no jornal e que a tarde começa com uma aula de 45 minutos. “Estão programados encontros com diferentes profissionais, começando com noções de Direito, seguido por Português (principais erros dos jornalistas), Reportagem (lições sobre como apurar e checar informação), Edição e também sobre a captação de imagem, em foto e vídeo”, explica Lúcia.

Segundo o jornal, o concurso já revelou talentos. Oito deles foram considerados descobertas promissoras, como as diplomadas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Juliana Forner e Raquel Saliba.

A editora de vídeos da ZH, Raquel Saliba, foi finalista do Primeira Pauta 2011, e estava no quarto semestre quando participou. A jornalista conta que o programa permitiu que seu trabalho fosse avaliado por pessoas competentes. Ela não venceu, mas depois foi chamada para trabalhar no jornal. Raquel incentiva os estudantes a participarem do projeto por ser uma chance de conhecer a redação e os profissionais que trabalham nela. “Hoje, o concurso motiva ainda mais a formação multimídia, essencial para o jornalista atual”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org